A cultura corporal a Educação Física escolar se relaciona aos temas aplicados nas práticas feitas por meio do corpo, como dança, jogos e lutas. Desse modo, como a Educação Física escolar está inserida em um ambiente coletivo, ela tem um papel relevante no desenvolvimento dessas atividades de modo lúdico e crítico. 

Isso porque o ser humano sempre se inseriu em uma cultura. Logo, desenvolver a consciência do próprio corpo é um dos fatores principais para a convivência em sociedade. 

Nesse contexto social, como o indivíduo passa grande parte do seu tempo na escola, o papel do professor de Educação Física é extremamente relevante para direcionar essas práticas sob um viés analítico. 

Então, para saber um pouco mais sobre a cultura corporal e o papel da Educação Física escolar, continue a leitura.

Breve história da cultura corporal

Como dito, o ser humano sempre esteve inserido em um contexto cultural. Ou seja, tudo o que é feito pelos humanos é parte de uma produção e reprodução de conhecimentos. Desse modo, compreende-se o conceito de cultura como um dos resultados dessa dinâmica coletiva, que possibilita a apropriação, a criação e o desenvolvimento de saberes específicos. 

Nesse sentido, a cultura permeia o crescimento do indivíduo e o papel do grupo. O sujeito aprende os valores e os códigos da sua comunidade, desenvolvendo-se conforme essas diretrizes. É nesse contexto de desenvolvimento e adaptação que surge a necessidade de se analisar criticamente os movimentos, conforme as suas possibilidades. 

Entre essas possibilidades, podem-se incluir motivos:

  • Militares, relativos ao domínio e ao uso de espaço;
  • Econômicos, que dizem respeito às tecnologias de caça, pesca e agricultura;
  • De saúde, pelas práticas compensatórias e profiláticas.
  • Religiosos, no que se refere aos rituais e festas;
  • Artísticos, ligados à construção e à expressão de ideias e sentimentos; 
  • Lúdicos, relacionados ao lazer e ao divertimento. 

Algumas práticas, por sua vez, relacionam-se aos motivos de caráter utilitário, pois se conectam às necessidades da realidade objetiva. 

Assim, algumas práticas corporais acontecem pelas exigências de sobrevivência, adaptação ao meio, produção de bens e resolução de problemas. Desse modo, são conceitualmente mais próximas do trabalho do que do lazer ou entretenimento. 

A relevância da Educação Física para uma boa cultura corporal 

Visto o contexto das práticas físicas, a Educação Física escolar promove experiências importantes para o desenvolvimento físico e social do aluno. Tal benefício se dá com as interações geradas pelas atividades físicas, que podem ser coletivas ou individuais.

Desse modo, o professor de Educação Física tem o papel de incentivar a vida saudável do aluno, ao desenvolver habilidades de convivência, trabalho em grupo e consciência do próprio corpo. 

Para isso ocorre, o professor deve criar um ambiente propício. Ou seja, o ambiente escolar para a prática de exercícios precisa ser adaptado para promover uma visão crítica, respeitar as diferenças entre os alunos e permitir que a cooperação aconteça. 

Ainda mais, ressalta-se o papel da Educação Física na promoção da saúde mental e na redução da evasão escolar. Isso acontece porque as práticas de atividade física, quando bem adaptadas e focadas na acessibilidade e na inclusão de todos os estudantes, consideram suas singularidades.

Consequentemente, elas possibilitam o aumento da autoestima do aluno, uma vez que o estudante percebe sua capacidade de desenvolver habilidades físicas e cognitivas. Isso facilita o acompanhamento das outras disciplinas. 

Desse modo, o professor de Educação Física tem um papel fundamental nos aspectos físicos, emocionais e sociais dos alunos. Nota-se, então, a importância de sua formação contemplar essa responsabilidade. 

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Ser professor de educação física exige muito conhecimento, atualização constante e responsabilidade. Como o profissional pode trabalhar no ensino, na orientação de alunos e na recreação, manter-se atento à cultura corporal da Educação Física escolar e ao novos conhecimentos é imprescindível para uma prática pedagógica coerente com os novos tempos

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