A cultura corporal da Educação Física escolar se relaciona aos temas aplicados nas práticas realizadas por meio do corpo, como dança, jogos e lutas. Desse modo, a Educação Física escolar, por estar inserida em um ambiente coletivo, tem um papel relevante nesse desenvolvimento.
Considera-se que o ser humano sempre se inseriu em uma cultura. Assim, desenvolver a consciência do próprio corpo é um dos fatores principais para a convivência em sociedade. Assim, como o indivíduo passa boa parte do seu tempo na escola, o papel do professor de Educação Física é extremamente relevante nesse contexto.
Para saber um pouco mais sobre a cultura corporal e o papel da Educação Física escolar, continue a leitura.
Breve história da cultura corporal
O ser humano sempre esteve inserido em um contexto cultural. Isso porque tudo o que é feito pelos humanos é parte de uma produção e reprodução de conhecimentos. Desse modo, compreende-se o conceito de cultura como um dos resultados da dinâmica coletiva, que possibilita a apropriação, a criação e o desenvolvimento de saberes específicos.
Nesse sentido, a cultura permeia o crescimento do indivíduo e o papel do grupo. O sujeito aprende os valores e os códigos da sua comunidade, desenvolvendo-se conforme essas diretrizes. É nesse contexto de desenvolvimento e adaptação que surge a necessidade de flexibilizar os movimentos.
Entre essas possibilidades e necessidades, podem-se incluir motivos militares, relativos ao domínio e ao uso de espaço; motivos econômicos, que dizem respeito às tecnologias de caça, pesca e agricultura; e motivos de saúde, pelas práticas compensatórias e profiláticas. Podem-se incluir, ainda, motivos religiosos, no que se refere aos rituais e festas; motivos artísticos, ligados à construção e à expressão de idéias e sentimentos; e motivos lúdicos, relacionados ao lazer e ao divertimento.
Algumas práticas com motivos de caráter utilitário relacionam-se mais diretamente à realidade objetiva, com suas exigências de sobrevivência, adaptação ao meio, produção de bens e resolução de problemas, e, nesse sentido, são conceitualmente mais próximas do trabalho.
A relevância da Educação Física para uma boa cultura corporal
A Educação Física escolar consegue promover experiências importantes para o desenvolvimento físico e social do aluno. Isso ocorre com as interações geradas pelas atividades físicas, que podem ser coletivas ou individuais. Assim, além de incentivar a vida saudável, o aluno desenvolve habilidades de convivência, trabalho em grupo e consciência do próprio corpo.
Devido a isso, o professor de Educação Física deve criar um ambiente propício para esse desenvolvimento. Isso significa que o ambiente escolar para a prática de exercícios precisa ser adaptado para promover uma visão crítica, respeitar as diferenças entre os alunos e permitir que a cooperação aconteça.
Além disso, ressalta-se o papel da Educação Física na promoção da saúde mental e na redução da evasão escolar. Isso acontece porque as práticas de atividade física, quando bem adaptadas e focadas na acessibilidade e na inclusão de todos os estudantes consideram suas singularidades. Assim, possibilitam o aumento da autoestima do aluno, uma vez que o estudante percebe que pode desenvolver habilidades físicas e cognitivas. Isso facilita o acompanhamento das outras disciplinas.
Desse modo, o professor de Educação Física tem um papel fundamental nos aspectos físicos, emocionais e sociais dos alunos. Por isso, sua formação deve contemplar essa responsabilidade.
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Ser professor de educação física exige muito conhecimento, atualização constante e responsabilidade. Como o profissional pode trabalhar no ensino, na orientação de alunos e na recreação, manter-se atento aos à cultura corporal da Educação Física escolar e ao novos conhecimentos é imprescindível para uma prática pedagógica coerente com os novos tempos.
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