A  Medicina do Esporte não está restrita apenas ao condicionamento físico de atletas, pois os idosos também se beneficiam dela. Como uma área de multiespecialidades, a medicina esportiva tem relevância para todos aqueles que praticam atividades físicas. Dessa forma,é notável a importância da  Medicina do Esporte para o acompanhamento de atividades físicas do idoso. 

Na terceira idade, a prática de exercícios é indispensável para a manutenção da boa saúde, além de promover o bem-estar físico e mental. Por isso, o acompanhamento do médico do esporte é essencial para prevenir traumas e lesões, além de ser indispensável para a realização correta e adaptada do exercício.

O que é Medicina do Esporte?

O cuidado com a saúde e com o corpo aumentou muito nos últimos anos, e, para a boa realização dessas práticas, a medicina esportiva se tornou uma forte aliada. 

O médico do esporte, por saber qual exercício indicar, qual a prática adequada para cada indivíduo e por ter conhecimento sobre diversas especialidades, promove a saúde dos praticantes de atividade física e prescreve os tratamentos adequados para doenças cardiológicas e musculares, entre muitas outras. 

Indicada para todos aqueles que querem se exercitar, profissionais ou não, a área de Medicina Esportiva é indicada para todas as faixas etárias, pois o médico especialista recomendará o tipo de atividade e sua respectiva intensidade de acordo com a avaliação física do paciente.

A importância da Medicina do Esporte para a terceira idade  

No caso dos idosos, a Medicina Esportiva promove aumento da resistência física, redução de quedas e melhoria na capacidade funcional, além de benefícios como menor percentual de gordura e diminuição da frequência cardíaca, comprovados por um estudo de 2023

Porém, apenas se a prática da atividade for correta essas vantagens são conquistadas, já que a má recomendação desses exercícios ou a sua prática sem acompanhamento geram prejuízos como desconforto, dor, perda de massa muscular e lesões. 

Para atingir todo o potencial físico esperado sem problemas, é indispensável que o idoso faça tanto exercícios de força quanto de alongamento, assim como exercícios aeróbicos. Isso porque os exercícios de força aumentam a força muscular, consequentemente melhorando a força, a marcha e o equilíbrio. O alongamento, por sua vez, possibilita o desenvolvimento da flexibilidade, o que ajuda na manutenção da postura. Os exercícios aeróbicos, por fim, permitem que haja aumento da capacidade respiratória e redução da gordura. 

Desse modo, a área da Medicina do Esporte atua de modo preventivo para a saúde do idoso, pois, por ser uma área multidisciplinar, consegue orientá-lo sobre alimentação, atividade física, controle de doenças degenerativas e mudança de hábitos ruins. 

Para a manutenção do desenvolvimento da prática de atividade física, a Medicina do Esporte possibilita o desempenho adequado para a idade, sem lesões, orientando sobre o tipo de atividade que deve ser feita, a carga e a intensidade. 

Medicina Esportiva na Phorte 

O envelhecimento altera diversas funções corporais e provoca mudanças tanto físicas quanto mentais. Por isso, a medicina esportiva tem importância na promoção da saúde do idoso, para garantir que essas modificações sejam menos impactantes para a vida dele. 

A pós-graduação em Medicina Esportiva da Faculdade Phorte conta com uma grade curricular completa para que os alunos possam vivenciar situações práticas com professores médicos, nutricionistas, educadores físicos e fisioterapeutas. Com o conhecimento obtido, ajudar a saúde do idoso de modo integral e integrado será totalmente possível. 

Conheça a nossa grade curricular e nosso programa no site da Phorte, e saiba como ser esse profissional extremamente importante não só para a terceira idade, mas para todos os pacientes.