Na vastidão do universo da educação infantil, a observação participante emerge como uma ferramenta indispensável para educadores que buscam compreender profundamente o desenvolvimento único de cada criança. A autora Amy Laura Dombro, em seu livro “O Poder da Observação – Do Nascimento aos 8 Anos”, destaca que a informação obtida por meio da observação permite selecionar materiais apropriados, planejar atividades condizentes e fazer perguntas que orientem as crianças a entender o mundo ao seu redor.

O pedagogo Gabriel Junqueira Filho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), destaca que a observação é o alicerce da pedagogia, pois busca compreender a reação da criança ao que é proposto. Sem uma observação atenta, qualquer projeto pedagógico pode estar fadado ao fracasso, já que a resposta das crianças é fundamental para avaliar o sucesso da proposta.

O que Observar?

Em um artigo sobre a prática da observação na Educação Infantil, Carmen Guerreiro diz que a observação na educação infantil deve abranger uma ampla gama de aspectos, incluindo saúde e desenvolvimento físico, temperamento, habilidades, interesses, cultura, interações sociais e muito mais. A sugestão é observar a criança como um todo, considerando como ela se movimenta, fala, interage, expressa e constrói sua oralidade.

Para orientar a observação, é essencial alinhar o olhar com o projeto pedagógico e o planejamento. Cada atividade proposta pode revelar aspectos importantes do desenvolvimento da criança. Por exemplo, se o objetivo é estimular a criatividade por meio do desenho, observar como cada criança reage a essa proposta pode fornecer insights valiosos.

Como Organizar a Observação?

A organização da observação requer equilíbrio entre ser direcionada pelo planejamento e permitir espaço para surpresas. Criar tabelas de observação, divididas em colunas para nome, idade, o que foi observado e ações a serem tomadas, pode ser uma ferramenta valiosa. Isso possibilita ao educador analisar padrões e tomar decisões fundamentadas sobre como adaptar sua abordagem.

Quando Observar?

Na educação infantil, toda hora é hora de observar. A prática contínua da observação, tanto em momentos planejados quanto espontâneos, contribui para uma compreensão profunda do desenvolvimento das crianças. Seja durante uma atividade dirigida ou em momentos de brincadeira livre, a observação constante se torna parte integrante da rotina escolar.

Registro e Avaliação

O momento do registro é crucial para documentar as observações feitas. O educador deve ser realista e escolher métodos de registro adequados à natureza da atividade. Fotos, áudio e vídeo podem ser usados, garantindo que o professor esteja presente no momento da observação, em vez de se dedicar exclusivamente a anotações.

A avaliação na educação infantil está intrinsecamente ligada à observação constante. O processo contínuo de planejamento, implementação, observação e avaliação permite ao educador ajustar suas práticas regularmente, garantindo uma abordagem sempre relevante e eficaz.

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