Valorização dos vínculos. Autonomia. Movimento livre. Todos esses conceitos são a base da abordagem Instituto Pikler-Lóczy, desenvolvida pela pediatra húngara Emmi Pikler, em 1946, e utilizada até hoje nas melhores práticas pedagógicas.
A abordagem do Instituto Pikler-Lóczy enfoca os processos educativos durante os três primeiros anos de vida da criança e tem como objetivo estreitar os laços da relação entre o cuidador e a criança.
Para saber sobre a criação e a aplicação dessa filosofia na educação infantil, veja os tópicos a seguir:
Quem foi Emmi Pikler?
Pediatra e cuidadora, Emmi Pikler aplicou sua própria abordagem, pela primeira vez, na educação infantil do seu filho primogênito, o qual foi criado com muita liberdade de movimento e autonomia.
Seu conhecimento, porém, não era arbitrário, pois, em 1927, a educadora concluiu sua formação em cirurgia infantil e, em 1935, especializou-se em Pediatria, publicando posteriormente diversos artigos sobre o desenvolvimento de crianças pequenas.
Em 1940, Emmi Pikler publicou seu primeiro livro, direcionado aos pais sobre o cuidado na educação infantil. Nesse período aconteceu também a Segunda Guerra Mundial, e, por causa disso, ela foi convidada para trabalhar com os órfãos de guerra. Devido a esse contato com as crianças, a pediatra resolveu criar um orfanato, sediado na rua Lóczy, em Budapeste, na Hungria. O atual Instituto Pikler-Lóczy
Instituto Pikler-Lóczy:O Instituto Lóczy
Comandado por Emmi Pikler até 1979, o Orfanato Lóczy foi idealizado para ser um espaço seguro, principalmente devido ao contexto de guerra em que as crianças órfãs estavam inseridas.
A pediatra aplicou sua abordagem com afinco, porque queria que as crianças se sentissem protegidas da situação caótica pela qual o mundo passava. Seu trabalho, baseado na concepção de que o bebê é um sujeito ativo desde o nascimento e que precisa de acolhimento, levou-a a ser reconhecida mundialmente.
O projeto funcionou tão bem que o Orfanato Lóczy atende até hoje, sendo conhecido atualmente como Instituto Lóczy.
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A abordagem Pikler-Lóczy
Baseado na valorização e no profundo respeito pela individualidade da criança, o foco da prática Pikler-Lóczy está nos processos educativos durante os três primeiros anos de vida, conforme os seguintes pilares:
Valorização dos vínculos: a relação cuidador-bebê para a construção do vínculo e da estrutura para o desenvolvimento integral da criança é fundamental, visto que o bebê se constituirá psicologicamente através dos momentos com o cuidador, como nas horas de banho, de troca de fralda e de alimentação.
Autonomia: o bebê é um sujeito competente e, por isso, precisa viver sua liberdade de movimento, a fim de conquistar o desenvolvimento motor por conta própria. Dessa forma, o adulto deve apenas ajudar quando for preciso, sem interferir ou facilitar os movimentos.
Brincar livre: o adulto deve supervisionar as brincadeiras da criança, mas intervir apenas quando necessário. Ao deixar a criança brincar livremente, ela conquista a autonomia de forma natural, o que traz benefícios para o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e intelectuais.
Para realizar essas funções satisfatoriamente, o cuidador e uma equipe disposta a ajudá-lo precisam estar alinhados, já que o pleno desenvolvimento da criança e do profissional depende desse trabalho em conjunto.
A abordagem Pikler-Lóczy na Faculdade Phorte
Pensando no quanto a abordagem Pikler-Lóczy é essencial para o desenvolvimento infantil, a Faculdade Phorte oferece a pós-graduação Educação Infantil numa Perspectiva Pikleriana.
O curso é preparado para os mais diversos profissionais da área da educação que querem oferecer o melhor acolhimento para as crianças até 3 anos.
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