Diálogos Possíveis no Espaço e no Tempo Institucional: Inclusão, Acolhimento e Cuidados
- Carga Horária 6h
- Turma: Presencial (São Paulo) e Ao Vivo/online (Para todo o Brasil)
- Sábado das 10h às 17h30
Apresentação do curso
Discussão sobre o sofrimento existencial e o cotidiano do cuidado humano, com reflexões sobre a inclusão da pessoa que se encontra em sofrimento existencial e em situação de vulnerabilidade. Promoção de propostas psicoeducativas e de estratégias para inclusão, acolhimento e cuidados em instituições de saúde, educacionais e do mundo corporativo, visando fortalecer os fatores de proteção e a saúde existencial.
Objetivo do Curso
– Promover educação sobre a inclusão na formação de profissionais da educação, da saúde e do mundo corporativo.
– Discutir a importância da psicoeducação como possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional.
– Discutir os aspectos do cuidado humano sob a perspectiva da diversidade e da inclusão.
– Apresentar propostas psicoeducativas sobre estratégias para integração pessoal e social, para acolhimento e cuidados no âmbito da diversidade e da inclusão em instituições de saúde, educacionais e do mundo corporativo, visando fortalecer os fatores de proteção e a saúde existencial em escolas, empresas e instituições.
Público Alvo
Pessoas interessadas na temática
Carga horária: 6h
Metodologia do encontro
Horário: 10h às 17h30 sendo1h30 de almoço
*O encontro presencial será transmitido Ao vivo/Online.
Conheça o Professor
Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos (1994), pós graduação – Latu Senso – em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrituvos e Luto, pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2022). pós-graduada em Psicologia na Abordagem Gestalt-terapia Clínica e Institucional pela Universidade Cruzeiro do Sul – SP (2020), e em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Pontifícia Universidade Católica de SP – PUC-SP (2004). Sua atuação é voltada a crianças, adolescentes e adultos; orientações a pais, famílias, instituições escolares e empresas, além do trabalho com enlutados. Também é palestrante em escolas e empresas, com o foco na promoção da saúde mental e emocional. Tem sua atenção voltada para a questão do adoecimento emocional da nossa sociedade e, por essa razão, busca continuamente por atualizações nas áreas da prevenção e posvenção ao suicídio, dos processos autodestrutivos e das situações de luto. Voluntária no grupo de acolhimento a enlutados por suicídio “Transformador em Amor”, idealizado por Karina Okajima Fukumitsu e oferecido pelo NAS, do instituto Sedes Sapientiae – SP; psicóloga voluntária no Instituto Ser com Amor, voltado a atendimentos a pessoas com diagnóstico de Câncer, em Vinhedo – SP.