Campo de Batalha - O caminho da competitividade na nova realidade de mercado

A realidade empresarial hoje é caracterizada por velocidade, mudanças e resultados. Desempenhar uma função numa empresa ou organização, exige do gestor um conjunto amplo de competências, experiências e conhecimentos. As decisões de sucesso são fruto da preparação deste gestor, que muitas vezes se vê diante de verdadeiros cenários de adversidade, com curto prazo para a tomada de decisão.

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Objetivo do curso

Identificar e resolver os problemas que impactam negativamente nos resultados do negócio, além de explorar as oportunidades para o crescimento sustentado, com base na análise da cadeia de valor para o cliente, alinhada à nova realidade de mercado.

Diferencial do curso

O curso apresenta uma nova abordagem na tomada de decisão, com uma visão empreendedora e atitude de líder, realizada por uma mentoria participativa entre aluno e instrutor na elucidação de dúvidas surgidas em cada módulo, com o objetivo de possibilitar tornar o seu negócio competitivo. São destinadas 20% da carga horária para esta mentoria.

Dinâmica do curso

O método de ensino abordado neste curso é denominado de “Indução ao Aprendizado”, cujo objetivo é ensinar para obtenção de resultados. Este método está estruturado em quatro etapas interligadas: explicação através a leitura do e – book, demonstração pela apresentação dos vídeos, aplicação pela realização das atividades integrantes de cada módulo e avaliação pela devolutiva do instrutor.  A ênfase deste método é a prática do conceito de competitividade, representada pelas etapas de aplicação e avaliação, que corresponde a 53% da carga horária do curso.

Público-alvo

Este curso foi desenvolvido para que os gestores de empresas que estão inscritas no modelo tributário do Simples Nacional ou no regime de Lucro Presumido, desenvolverem as suas habilidades gerenciais, analíticas e conceituais na resolução de problemas que impactam nos resultados do negócio, contribuindo positivamente na sua gestão.

Conheça o Professor

Graduado em Engenharia Química pela Escola de Engenharia Mauá, Especialização no Japão em Gerenciamento pela Qualidade Total pela JUSE/AOTS e Mestre em Engenharia de Produção pela UNIP.

Ingressou na Cosipa em 1976 e se aposentou em 1998. Durante esse período fez carreira gerencial. Entre 1990 e 1993 foi Instrutor da Fundação Cristiano Ottoni/UFMG no Projeto Gestão pela Qualidade Total.  Docente nas Universidades Unisanta e UNIP no período de 1986 e 2019.

Desde 2002 é Facilitador Acadêmico e Professor do curso MBA Gestão Empresarial da UNIP – Santos. Autor dos livros “Modelo de Desenvolvimento de Competências – Excelência no controle do processo produtivo com foco no conhecimento e qualidade: Estudo de caso da siderurgia brasileira” – Editora NEA, Berlim 2015 e “Campo de Batalha – O caminho da competitividade na nova realidade de mercado” – e Social Brasil editora, Guarujá 2021.

Atualmente é consultor de empresas para melhoria de resultados organizacionais e implantação de Sistemas de Gestão.

Você vai aprender sobre:

Identificar os riscos e as oportunidades que atuam no negócio com base nas quatro perspectivas do BSC – Balanced Scocecard

Apresentar a estrutura da competitividade, para que o negócio tenha crescimento sustentado, e a metodologia de verificação da existência de diferencial competitivo

Avaliar a saúde financeira do negócio com base na análise do relatório DRE (Demonstração dos Resultados da Empresa) e avaliar se o portfólio de seus produtos atende as necessidades e as expectativas dos clientes

Apresentar os aspectos conceituais dos Princípios de Gestão Liderança e Envolvimento das pessoas, assim como mostrar as ações possíveis para a melhoria de desempenho

Apresentar as etapas do processo de Planejamento Anual e o seu relacionamento com a função Administrativa Controle, contemplando o tratamento dos riscos identificados que influenciam o negócio

Apresentar a estrutura dos processos da cadeia de valor para o cliente, além de entender e gerenciar processos interrelacionados como um sistema, a fim de expor como eles contribuem para a eficácia e a eficiência do negócio para atingir os resultados pretendidos

Apresentar a hierarquia do sistema de medição para tomada de decisão e o seu relacionamento entre os indicadores de desempenho dos processos, como parte integrante do Sistema de Gerenciamento da Rotina.

Apresentar o conceito e a estrutura do Sistema de Gerenciamento da Rotina, assim como as condições que asseguram a previsibilidade de resultados, prevenção de riscos e exploração de oportunidades de melhorias

Apresentar as 7 Ferramentas da Qualidade para tratamento de dados numéricos, a fim de utilizá-los para geração de informação e posterior tomada de decisão

Apresentar as 7 Ferramentas da Qualidade para tratamento de dados linguísticos, a fim de utilizá-los para geração de informação e posterior tomada de decisão

Apresentar a metodologia e a análise de problemas desenvolvida no Japão na década de 70, base do modelo Toyota de Gestão, e disseminada mundialmente nos anos 80

Apresentar as dez etapas da Operação Sobrevivência, a qual será construída com base no aprendizado das atividades desenvolvidas durante o curso, aliada ao ataque dos fatores críticos de sucesso identificados, o que contribuirá positivamente para o negócio ser competitivo na nova realidade de mercado