Curso de Extensão em Medicina de Precisão no Esporte

De acordo com a Precision Medicine Initiative, a medicina de precisão é “uma abordagem emergente para tratamento e prevenção de doenças que leva em consideração a variabilidade individual em genes, ambiente e estilo de vida de cada pessoa”.

A medicina de precisão permite que médicos e outros profissionais de saúde atuem com mais individualização na escolha das estratégias de tratamento e prevenção para uma determinada doença. Isso contrasta com uma abordagem de tamanho único, na qual as estratégias de tratamento e prevenção de doenças são desenvolvidas de forma geral, com menos consideração pelas diferenças entre os indivíduos.

Garanta a sua vaga

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Esta é a última turma do ano. Entre em contato agora com a nossa equipe para garantir a sua vaga!

Objetivo do curso

Este curso fornecerá os principais conhecimentos e ferramentas para entender os fundamentos e as implicações práticas da medicina de precisão no esporte, suas oportunidades e desafios. Através do estudo de casos, o curso abordará diagnósticos da era da medicina de precisão, escolha terapêutica, aconselhamento genético e intervenções de saúde, seja na prevenção ou no tratamento de condições de saúde.

Após concluir este curso, os alunos compreenderão as maneiras pelas quais as variantes genéticas podem contribuir para o desempenho esportivo, risco de lesões e necessidades nutricionais, tornando fácil a escolha de terapias mais eficazes e com menor risco de efeitos colaterais, com base em fatores genéticos.

Conheça a Coordenação

Rafael Silvestre Knack

Você vai aprender sobre:

Introdução ao DNA e mecanismos moleculares

Como interpretar um teste genético

Genes e desempenho esportivo

Cardiogenética

Genes e risco de lesões

Genes e recuperação muscular

Suplementação individualizada

Periodização individualizada de treinamento

Estratégias individualizadas no esporte

Estudo de caso