O mundo corporativo está passando por várias mudanças e engana-se quem acredita que elas se resumem apenas às inteligências artificiais. As tendências de RH para 2024 também precisam da atenção dos líderes de equipes, gestores e funcionários dos recursos humanos, pois se aplicadas de forma estratégica, certamente levarão os resultados das empresas a grandes patamares.

Quem não se adaptar às tendências de RH para 2024, corre o risco de perder talentos para outras companhias, de ter indicadores ruins, reunir equipes desmotivadas, além de outros fatores que certamente vão impedir o crescimento da organização.

Para que a sua companhia saia na frente neste mercado tão disputado, separamos uma pequena lista de novidades e tendências de RH para 2024 que serão capazes de mudar a realidade de sua organização.

Quer conhecer as tendências desta área tão importante? Então veja a seguir.

Conheça a nossa pós-graduação em Psicologia Organizacional. Clique aqui e saiba mais sobre a especialização.

 

Em primeiro lugar: o que é RH?

RH (Recursos Humanos) é uma área das organizações que lida com diversos aspectos relacionados aos colaboradores da empresa, desde a contratação até o desenvolvimento, gerenciamento e, em alguns casos, a saída dos funcionários.

Além disso, esse departamento atua com a gestão do capital humano da organização, treinamento, avaliação de desempenho, remuneração, benefícios, leis trabalhistas e outras responsabilidades.

 

As tendências de RH para 2024

 

1. Inteligências artificiais (IA)

Engana-se quem acredita que as inteligências artificiais são instrumentos apenas para profissionais que atuam com as redes sociais ou diretamente com a área de tecnologia. Na verdade, ela faz parte de várias áreas do mercado e também tornou-se uma das tendências de RH para 2024.

Hoje, os profissionais de recursos humanos precisam ficar atentos à tendência da utilização das IAs no recrutamento e seleção de colaboradores para as empresas, pois essa prática agiliza processos e potencializa a assertividade das decisões.

Por isso, é muito importante ficar atento às ferramentas conhecidas como ATS (Applicant Tracking System), que pode ser traduzido como Sistema de Rastreamento de Candidatos. Existem várias plataformas no mercado e qualquer empresa pode utilizar essa ferramenta de acordo com aquela que cabe em seu orçamento.

Para quem deseja inserir-se nessas transformações do mercado e aprender a como ter assertividade na contratação de colaboradores, uma dica de ouro é tornar-se um especialista através do nosso MBA em Gestão de Talentos na Era Digital. Clique aqui e saiba mais.

 

2. Diversidade e ESG

Quem está minimamente atento às movimentações do mercado, sabe que a busca pela diversidade no mundo corporativo é praticamente uma regra nos dias de hoje. A contratação e a inserção em cargos de lideranças de pessoas trans, negras, mulheres e outras minorias, é uma forte tendência de RH para 2024.

Uma pesquisa realizada por uma consultoria chamada Gartner revelou que 69% das empresas usam a estratégia da diversidade como um norte para a contratação de novos colaboradores.

Esse novo paradigma é influenciado por práticas ligadas à ESG, que em português quer dizer Governança Ambiental, Social e Corporativa. O seu objetivo é trazer boas práticas ao mercado e propor mais sustentabilidade.

Ter uma equipe diversa é enriquecedor, pois o aproveitamento da vivência de cada pessoa é capaz de elevar os resultados e trazer soluções que certamente elevarão os resultados de sua empresa.

Aqui na Faculdade Phorte, temos um MBA em ESG – Meio Ambiente, Social e Governança. Pata ter mais informações, é só clicar aqui.

 

3.Formação de lideranças

Ter uma equipe engajada e que proporciona grandes resultados, é com certeza um grande desafio para o setor de recursos humanos de qualquer empresa. Em 2024, isso não será diferente.

É preciso formar lideranças para transformar os resultados das empresas e colaborar com o engajamento da equipe. Portanto, é preciso criar estratégias inovadoras e capazes de aprimorar os talentos de quem tem perfil de liderança.

Companhias que desejam se destacar em 2024, precisarão ter um olhar mais humanizado para os seus colaboradores e iniciar processos de treinamentos capazes de formar líderes inspiradores.

Nós entendemos a necessidade de colaborar com a evolução de lideranças no setor corporativo, por isso, criamos o MBA em Liderança 5.0 para formar líderes completos e inovadores.

Também temos um MBA em Gestão de Projetos para você que é líder de equipe e deseja alcançar resultados extraordinários. Quer mais informações? Então, clique aqui e saiba mais.

 

Como ficar antenado com as tendências de RH para 2024?

Primeiramente, fique atento ao nosso blog, já que colocamos aqui conteúdos exclusivos e atuais. Siga-nos nas redes sociais ao clicar aqui e não perca nada sobre as nossas especializações..

Em segundo lugar, é preciso fazer uma especialização. Todos os nossos MBAs são totalmente atualizados e ensinam o que há de novo no mercado e que está transformando o resultado de várias empresas.