Muitos professores pensam que, para uma boa documentação, registros fotográficos ou até mesmo vídeos são suficientes. Fotos, vídeos, gravações de áudios etc. são materiais importantes para a documentação, desde que passem por uma “curadoria”. O ciclo da documentação só se completa quando há um conjunto de ações realizadas pelo professor ou pela professora. É preciso selecionar, organizar, interpretar, refletir sobre os materiais coletados e tomar decisões a partir do que se observa, fotografa, filma.  O que você viu na foto que a fez merecer ser selecionada? O que ela evidencia em relação ao seu trabalho e à experiência da criança? Que caminhos de possibilidades a foto pode indicar? Portanto, há um trabalho investigativo a ser feito a partir de uma imagem, de um áudio, de um desenho feito pela criança, por exemplo, que precisam de maior detalhamento, e isso é feito por escrito. Então, não podem faltar a reflexão e o parecer do professor ou da professora sobre os registros produzidos. 

Documentação pedagógica: Preciso realizar uma documentação pedagógica e não sei como fazer isso. Por onde começar? 

Não há uma receita pronta, mas intencionalidade pode ser a palavra-chave para começarmos essa conversa. Quais são suas intenções? O trabalho do professor está em conhecer as crianças, os seus saberes, e ampliá-los à luz do patrimônio cultural da humanidade. Então, a observação sistemática das crianças é fundamental para todo o processo de documentação. Registre suas intenções. Registre suas observações diárias. A partir das reflexões que fará de sua carta de intenções e de seus registros diários, logo perceberá a necessidade de produzir algo que possa dar visibilidade ao trabalho das crianças e, assim, a documentação começa. É preciso criar na escola uma cultura de documentação. Para começar, só tem um caminho: começar. 

Documentação pedagógica: Quais cuidados devo tomar na documentação pedagógica?

É importante pensar em três questões essenciais: ética, estética e concepções. É ético criar uma cultura de valorização das experiências, da forma de pensar e expressar de todas as crianças. Coisas do tipo “arrumar o trabalhinho da criança para apresentar aos pais” não fazem parte da ética e dos princípios da documentação pedagógica. É ético promover a participação das crianças em todo o processo de documentação. Nas escolhas e no planejamento, nas interpretações. O consentimento da criança para fotografá-la e expor sua produção é fundamental se a respeitamos como pessoa digna e de direitos. A estética da apresentação dos registros também é importante. A forma como organizamos a documentação e a comunicamos demonstra o valor que damos às produções infantis. Por fim, é preciso pensar nas propostas pedagógicas e nos princípios que orientam as práticas que serão documentadas. A documentação revela a concepção de criança, de trabalho pedagógico e do papel do professor. É preciso refletir sobre essas concepções em relação ao que se espera hoje da educação infantil.

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Esta notícia foi escrita por: Profa. Dra. Ana Lúcia Borges