Parlendas: Por que trabalhar na educação infantil?

É comum encontrarmos na Educação Infantil professores e professoras propondo jogos com parlendas para as crianças. Você sabe por quê? O trabalho com parlendas na Educação Infantil é rico de possibilidades dentro dos diferentes campos de experiências, então, que tal saber mais? Veja a seguir como definimos o que é parlenda e, ainda, como as parlendas podem promover aprendizagens e desenvolvimento na Educação Infantil. Quer saber possibilidades de trabalho? Você encontrará também ao longo desta leitura. Vamos lá?

Parlenda: O que é?

Parlendas são histórias curtas, geralmente rimadas e ritmadas que fazem parte da tradição cultural oral brasileira. Com temas muito ligados ao universo infantil, as crianças brincam e se divertem cantarolando as frases ritmadas das parlendas. Como patrimônio de nossa cultura, nossa responsabilidade é de manter vivo estas brincadeiras folclóricas apresentando-as para as novas gerações.

Como as parlendas ajudam no desenvolvimento infantil?

Nos primeiros anos de vida a criança está intensamente apreendendo o mundo a sua volta. No ambiente escolar, em creches e pré-escolas, o trabalho sistematizado de apresentação dos objetos da cultura em suas diferentes linguagens pode potencializar ainda mais as aprendizagens e o desenvolvimento dos bebês e das crianças pequenas. Por isso, é muito importante pensar em como o trabalho pedagógico utilizando as parlendas será proposto na escola.

Imaginação, memória, linguagem e conhecimento do meio social e cultural brasileiro são algumas das várias possibilidades de aprendizagens durante estas brincadeiras cantadas.

Aos educadores e educadoras cabe colocar a criança em contato com vários elementos do universo cultural brasileiro que contribuem para se desenvolverem cognitiva, motora, psíquica e socialmente.

Há uma ludicidade presente nas parlendas que encantam as crianças e que também podem promover:

– o desenvolvimento cognitivo, pois colocam a criança em contato com desafios linguísticos que serão explorados nas parlendas;

– o desenvolvimento motor por meio da ampliação de experiências expressivas e corporais que possibilitem movimentação ampla nos momentos da brincadeira.

– o desenvolvimento de habilidades sociais já que é uma brincadeira em grupo.

Identidade e pertencimento à um grupo cultural como o nosso brasileiro, são aspectos sociais e afetivos presentes na manutenção da parlenda, do nosso folclore.

Parlendas: Para que serve no trabalho educação infantil?

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010) ao tratarem das Práticas Pedagógicas apontam para a necessidade de garantirmos aos nossos bebês e crianças pequenas, várias experiências por meio das interações e das brincadeiras. Dentre essas experiências, podemos pensar que a parlenda, além de ser importante objeto da cultura brasileira, contribui para o desenvolvimento da linguagem oral e também é parte da cultura escrita quando as encontramos nos livros ou as registramos para as crianças.

Dizem as diretrizes curriculares que é papel do professor possibilitar às crianças experiências de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e o convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos. A parlenda é uma destas possibilidades de interação com a nossa língua falada e escrita que, ainda por cima, ocorre numa divertida brincadeira.

Como já dissemos antes, a parlenda faz parte do folclore nacional. Manter a tradição viva nas escolas garante experiências com a identidade do povo brasileiro e vivências estéticas com a beleza das rimas.
Nada mais emocionante do que ver rodas cantadas e brincadeiras com parlendas nos quintais das creches e pré-escolas repetindo uma tradição histórica de longa data. Brincadeiras dos nossos avós, bisavós…. quem sabe.

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