Pós-Graduação a Distância

Pós Em Educação Física, Escola E Sociedade

A Pós-graduação em Educação física, Escola e Sociedade tem o objetivo de promover uma reflexão crítica sobre o contexto social e as Práticas Corporais, possibilitando que  Professores e professoras de Educação Física   compreendam  a complexidade do universo escolar e potencializem suas práticas politico-pedagógicas nos variados níveis da Educação.

Modalidade: Online - Sábados e domingos matinal / Mensal = sábado e domingo (08:00 às 13:00).

Carga horária: 370h/ 18 meses
Coordenação: 

Valdilene Nogueira         Uirá de Siqueira Farias
       Coordenadora 
  Valdilene Aline Nogueira

                 Coordenador
         Uirá de Siqueira Farias


Corpo Docente

 

 Me. Bruno Freitas Meireles   Ma. Celeste Rocha   Me. Thiago Batista Costa   Dra. Marie Luce Tavares 

Me. Bruno Meireles

Ma. Celeste Rocha

 Me. Thiago Batista Costa

 (Professor voluntário)

  Dra. Marie Lucie Tavares

   (Professora voluntária)

 

 Me Paulo Clepard Silva   Me. Pedro Xavier Russo Bonetto   Me. Thiago Villa Lobos Mantovani   Me. Vinicius dos Santos Moreira 

Me. Paulo Clepard Januário

  Me. Pedro Bonetto

Me. Thiago Villa Lobos 

  Me. Vinicius Moreira

 

Me Gabriel da Costa         Ma. Carolina Cristina dos Santos Nobrega
 Me. Gabriel Spolaor

Ma. Carolina C. Nobrega

 

 

Dr. Daniel Maldonado

(Professor voluntário)

Matriz Curricular

O curso será organização em quatro eixos temáticos:

1 - Função social da Educação Física no século XXI 

Disciplinas: 

1- Bases Epistemológicas (20 horas)

2- Currículo, cotidiano escolar e práticas pedagógicas da EF na área de Linguagens (30 horas)

3 – Professoras e Professores Como Intelectuais e a produção do conhecimento científico (20 horas)

 

2- Temas emergentes e Práticas Corporais 

Disciplinas:

4 - Gênero e Práticas Corporais (20 horas)

5 - Raça e Práticas corporais (20 hora)

6 - Alteridade e Práticas corporais (20 horas)

7 - Saúde Coletiva e Práticas Corporais (20 horas)

 

3- Ciclos de Escolarização.

Disciplinas:

8 - Educação Física com a Educação Infantil (30 horas)

9 - Tematização e problematização nas Aulas de Educação Física das séries iniciais do Ensino Fundamental (30 horas)

10 - Projeto político-pedagógico e a Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental (40 horas)

11 - Educação Física no Ensino Médio e a formação do pensamento crítico (40 horas) 

12- Educação de Jovens e Adultos e Desigualdade Social (20 horas) 
 

4- Carreira e intelectualidade do Professor de Educação Física.

Disciplinas:

13 - Marcos legais ou legislação (20 horas)

14 - Carreira Acadêmica (20 horas)

15 – Professoras e Professores Como Intelectuais – Seminário de Encerramento (20 horas)

INSCREVA-SE