Pós-Graduação a Distância

Imagem do curso Educação Física, Escola e Sociedade

Pós Em Educação Física, Escola E Sociedade

A Pós-graduação em Educação física, Escola e Sociedade tem o objetivo de promover uma reflexão crítica sobre o contexto social e as Práticas Corporais, possibilitando que  Professores e professoras de Educação Física   compreendam  a complexidade do universo escolar e potencializem suas práticas politico-pedagógicas nos variados níveis da Educação.

Modalidade: Online - Sábado e domingo uma vez ao mês das 08h às 13h

Carga horária: 370h/ 18 meses
Coordenação: 

         
       Coordenadora 
  Valdilene Aline Nogueira
                 Coordenador
         Uirá de Siqueira Farias


Corpo Docente

 

        
Me. Bruno MeirelesMa. Celeste Rocha

 Me. Thiago Batista Costa

 (Professor voluntário)

 

  Dra. Marie Lucie Tavares

   (Professora voluntária)

 

        
Me. Paulo Clepard Januário  Me. Pedro BonettoMe. Thiago Villa Lobos 

 

  Me. Vinicius Moreira

 

         
 Me. Gabriel SpolaorMa. Carolina C. Nobrega

 

 

Dr. Daniel Maldonado

(Professor voluntário)

 

new RDStationForms('formulario-conteudo-programatico-educacao-fisica-escola-e-sociedade-c50dea8c77cf54020dc2', 'UA-150398790-1').createForm();

Matriz Curricular

O curso será organização em quatro eixos temáticos:

1 - Função social da Educação Física no século XXI 

Disciplinas: 

1- Bases Epistemológicas (20 horas)

2- Currículo, cotidiano escolar e práticas pedagógicas da EF na área de Linguagens (30 horas)

3 – Professoras e Professores Como Intelectuais e a produção do conhecimento científico (20 horas)

 

2- Temas emergentes e Práticas Corporais 

Disciplinas:

4 - Gênero e Práticas Corporais (20 horas)

5 - Raça e Práticas corporais (20 hora)

6 - Alteridade e Práticas corporais (20 horas)

7 - Saúde Coletiva e Práticas Corporais (20 horas)

 

3- Ciclos de Escolarização.

Disciplinas:

8 - Educação Física com a Educação Infantil (30 horas)

9 - Tematização e problematização nas Aulas de Educação Física das séries iniciais do Ensino Fundamental (30 horas)

10 - Projeto político-pedagógico e a Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental (40 horas)

11 - Educação Física no Ensino Médio e a formação do pensamento crítico (40 horas) 

12- Educação de Jovens e Adultos e Desigualdade Social (20 horas) 
 

4- Carreira e intelectualidade do Professor de Educação Física.

Disciplinas:

13 - Marcos legais ou legislação (20 horas)

14 - Carreira Acadêmica (20 horas)

15 – Professoras e Professores Como Intelectuais – Seminário de Encerramento (20 horas)

  • 20/08/2022 - (data prevista para início do curso)
    Sábado e domingo uma vez ao mês das 08h às 13h

    Ver investimento
INSCREVA-SE