Pós-Graduação a Distância

Imagem do curso Educação Infantil Numa Perspectiva Pikleriana

Curso de Pós Graduação em Educação Infantil numa Perspectiva Pikleriana 
Este curso foi pensado para profissionais da educação infantil que atuam nas diferentes instituições de cuidado e educação.
- Coordenadores e docentes com larga experiência na gestão e docência na educação infantil numa perspectiva pikleriana; 
- Conteúdos abrangendo o desenvolvimento infantil integral e integrado das crianças numa perspectiva neuropsicossociológica;
- Metodologia participativa envolvendo teorias e práticas pedagógicas com propostas de atividades individuais e em grupo;
- Trabalho final será a entrega de um artigo que possa contribuir com os estudos e práticas pedagógicas dos docentes da educação infantil, que será publicado em um livro.

PÚBLICO-ALVO: professoras, gestoras, educadoras e profissionais interessados na Educação Infantil.

MODALIDADE:

  • Turma online/ao vivo, dois sábados por mês das 8h às 14h
  • Atividades complementares online/ao vivo no decorrer do curso
  • Transmissão ao vivo por meio de webcam profissional

CARGA HORÁRIA: 380h/ 18 meses.

COORDENAÇÃO:

Profº Dr. Cristiano Rogério Alcântara
Profª Me. Maria Helena Pelizon
Prof. Esp. Elizabete Baptista de Godoy

CORPO DOCENTE:

Prof. Esp. Elizabete Baptista de Godoy
Profª Me. Leila Costa Oliveira
Profª Me. Maria Helena Pelizon
Profª Me. Marta Lúcia da Silva
Profª Esp. Patricia Bignardi Torres
Profº Me. Rafael Ferreira Kelleter
Profª Dra. Sylvia Nabinger (Presidente da Associação Pikler Brasil)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Histórico da Educação Infantil no Brasil e as primeiras aproximações com a abordagem pikleriana
Professora Me. Marta Lúcia da Silva

  • Concepção de criança, infâncias e educação
  • Histórico da educação infantil no Brasil
  • Histórico da abordagem pikleriana

Princípios que fundamentam a abordagem pikleriana
Professor Me. Rafael Ferreira Kelleter

  • O valor da atividade autônoma e da liberdade total de movimento fundadas na iniciativa da própria criança
  • O valor das relações afetivas estáveis em contexto institucional
  • O valor de oportunizar à criança a tomada de consciência de si e de seu ambiente de maneira positiva
  • O valor do bom estado de saúde da criança

A atenção pessoal e as práticas de cuidado na Educação Infantil
Professora Me. Leila Oliveira Costa

  • Responder às necessidades básicas: alimentação, higiene, sono, descanso, troca e banho
  • Propiciar a autonomia das crianças nos momentos de atenção e cuidado
  • Prazer na interação entre adulto e criança: participação, colaboração e reciprocidade

Brinquedos, brincadeiras e o brincar
Professor Me. Rafael Ferreira Kelleter 

  • A infância e o brincar: referenciais teóricos
  • O brincar e as múltiplas linguagens na educação infantil
  • O brincar livre na perspectiva pikleriana
  • A importância da motricidade livre no desenvolvimento infantil
  • Desenvolvimento lento ou diferente?

Os organizadores do desenvolvimento infantil numa perspectiva neuropsicossociológica segundo a Dra. Myrtha Chokler
Professora Esp. Elizabete Baptista de Godoy

  • Conceito de protoinfancia
  • Ordem simbólica
  • Vínculo de apego
  • A comunicação e suas linguagens
  • A exploração e o conhecimento de mundo
  • Segurança postural e disponibilidade corporal

Cotidiano: tempos, espaços, interações e materiais
Professora Me. Leila Oliveira Costa

  • Rotina e jornada.
  • Tempos na infância e tempo pedagógico.
  • Espaços e ambientes.
  • Interações e relações.
  • Materiais e materialidades.

Aportes teóricos que fundamentam um currículo na educação infantil: possibilidades e dificuldades de se viver a abordagem da pikleriana nos documentos curriculares vigentes
Professora Esp. Patricia Torres

  • Concepções de Currículo: prescritivos e narrativos de viver a abordagem pikleriana
  • Princípios piklerianos nos documentos curriculares oficiais

Observação e Registro na Educação Infantil 

  • Observação e registro na abordagem pikleriana
  • O olhar do adulto e sua importância para o desenvolvimento do bebê e da criança pequena
  • A escala de desenvolvimento de Lóczy
  • Registros escritos, fotográficos e audiovisuais

                           
Metodologia da Pesquisa Científica
Orientadora: Professora Me. Maria Helena Pelizon
Subsidiar teoricamente e metodologicamente os alunos, para elaboração do trabalho de conclusão do curso
Orientar a seleção e relevância dos temas para elaboração do trabalho escrito para a publicação

 

 

 

Acesse todo o conteúdo do curso de cada professor

new RDStationForms('formulario-conteudo-programatico-ead-755ddbdac1a022e2cab0', 'UA-150398790-1').createForm();

  • 20/08/2022 - (data prevista para início do curso)
    dois sábados por mês, das 8h às 14h. Atividades complementares no decorrer do curso

    Ver investimento
INSCREVA-SE