Pós-Graduação Presencial

PÚBLICO-ALVO: professoras, gestoras, educadoras e profissionais interessados na Educação Infantil.

MODALIDADE:

  • Turma Presencial, sábados quinzenais das 8h às 14h
  • Atividades complementares online/ao vivo no decorrer do curso

CARGA HORÁRIA: 380h/ 18 meses.

COORDENAÇÃO:

Profº Dr. Cristiano Rogério Alcântara
Profª Me. Maria Helena Pelizon
Prof. Esp. Elizabete Baptista de Godoy

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Contextos Históricos: da Educação Infantil e dos aportes teóricos da Abordagem da Dra. Emmi Pikler

Concepção de criança, infâncias e educação.
Histórico da educação infantil no Brasil
Histórico da abordagem pikleriana

Os organizadores do desenvolvimento infantil numa perspectiva psicosociológica segundo a Dra. Myrtha Chokler

Ordem simbólica
Vínculo de apego
A comunicação e suas linguagens
A exploração e o conhecimento de mundo
Segurança postural e disponibilidade corporal

Aportes teóricos que fundamentam um currículo na educação infantil: possibilidades e dificuldades de se viver a abordagem pikleriana nos documentos curriculares vigentes

Concepções de Currículo: prescritivos e narrativos.
Princípios piklerianos nos documentos curriculares oficiais.
 
Princípios que fundamentam a abordagem pikleriana

O valor da atividade autônoma e da liberdade total de movimento fundadas na iniciativa da própria criança.
O valor das relações afetivas estáveis em contexto institucional.
O valor de oportunizar as crianças a tomada de consciências de si e de seu ambiente de maneira positiva.
Valor ao estado de saúde da criança.
 
As atividades de atenção e cuidado pessoal 

Responder as necessidades básicas: alimentação, higiene, sono, descanso, troca, banho.
Propiciar a autonomia das crianças nos momentos de atenção e cuidado
Prazer dessa interação adulto e criança: participação, colaboração e reciprocidade.

Brinquedos, brincadeiras e o brincar 

A infância e o brincar: referenciais teóricos.
O brincar livre na perspectiva pikleriana. 
O brincar e as múltiplas linguagens na educação infantil.
 
Cotidiano: tempos, espaços, interações e materiais 

Rotina e jornada
Tempos na infância e tempo pedagógico
Espaços e ambientes
Interações e relações
Materiais e materialidades
 
Observação e Registro na Ed. Infantil 
                             
Metodologia da Pesquisa Científica
 

CORPO DOCENTE:

Profº Dr.Cristiano Rogério Alcântara
Profª Me. Maria Helena Pelizon
Profª Dra. Sylvia Maria Filomena Nabinger (Presidente da Associação Pikler Brasil)
Profª Me. Anita Viudes de Freitas
Profª Me. Leila Costa Oliveira
Profº Me. Rafael Ferreira Kelleter
Prof. Esp. Elizabete Baptista de Godoy
Prof. Esp. Marcela Juliana Chanan

 

 

SAO PAULO

  • Faculdade Phorte - Bela Vista - Rua Rui Barbosa, 422

    14/08/2021 - (data prevista para início do curso)

    Ver investimento
INSCREVA-SE