Educação de Pessoas Jovens e Adultas

Minutos
Segundos

Apresentação do curso

O Curso de Especialização em Educação de Pessoas Jovens e Adultas foi desenvolvido com o objetivo de capacitar e profissionalizar indivíduos que já atuam ou pretendem atuar com crianças, adolescentes e/ou adultos. O curso visa promover o máximo desenvolvimento e as experiências necessárias para a construção da aprendizagem, tanto no processo de alfabetização quanto no de letramento.

É importante destacar que o curso abrange tanto as dimensões teóricas fundamentais quanto as práticas aplicadas em salas de aula, dentro de programas específicos voltados para essa população. O currículo é direcionado às diversas abordagens teóricas propostas por pensadores tradicionais e contemporâneos da educação.

Objetivo do curso

Prover instrumental teórico-prático para que o(a) professor(a) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) possa organizar estratégias adequadas aos alunos, facilitando a construção do conhecimento através de vivências e valorizando as experiências individuais e coletivas, a fim de alcançar o processo de alfabetização e letramento, atendendo às expectativas dos estudantes.

Ao compreender a EJA como um campo pedagógico e investigativo, o(a) professor(a) buscará informações sobre o histórico de seus alunos. Com uma visão ampliada, será capaz de reconhecer as dificuldades, mas também poderá tornar o estudo desafiador, utilizando, em igual medida, elementos como acolhimento e motivação, promovendo uma educação mais humanizada.

Público-Alvo

Graduados em Pedagogia, Psicologia e áreas afins.

Você vai aprender sobre:

• Educação de Pessoas Jovens e Adultas: Um Pouco de História e Cultura e Constituição de Sujeitos Educativos

• Ciclos de Vida e Desenvolvimento Humano e Educação e Trabalho na Educação de Pessoas Jovens e Adultas

• A Diversidade na Educação de Pessoas Jovens e Adultas

• Concepções sobre Cultura, Educação e Currículo

• Políticas Públicas e Educação de Pessoas Jovens e Adultas no Brasil e em São Paulo / Organização e Planejamento

• Projeto Político-Pedagógico / A Avaliação na Educação de Pessoas Jovens e Adultas: Implicações e Possibilidades

• Língua Portuguesa na Educação de Pessoas Jovens e Adultas

• Matemática na Educação de Pessoas Jovens e Adultas

• Artes na Educação de Pessoas Jovens e Adultas

• Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação de Pessoas Jovens e Adultas

• Estudos da Sociedade e da Natureza na Educação de Pessoas Jovens e Adultas - Ciências