Educação e Tecnologias 4.0

Garanta a sua vaga

TURMA CONFIRMADA!!

Apresentação do curso

O curso de Especialização em Educação e Tecnologias 4.0 é um conjunto abrangente de competências e habilidades essenciais para a docência nas próximas décadas, incluindo tecnologias da informação, ciência de dados, robótica e inovação 4.0.

No século XXI, o cenário socioeconômico é marcado pela competitividade científica e tecnológica, levando os Estados a investirem fortemente nessas áreas. A liderança econômica de um país depende significativamente da sua capacidade de gerar novas tecnologias e avanços científicos.

Diante do baixo investimento em tecnologia e pesquisa no Brasil, torna-se crucial a formação de professores capacitados para atuar no contexto das tecnologias 4.0. Isso se justifica, em parte, pelo fato de o Brasil ocupar posições baixas em rankings de inovação. Segundo a Forbes, nenhuma empresa brasileira está entre as 2 mil maiores do mundo em termos de inovação. Apesar de inovação e tecnologia serem conceitos distintos, eles estão intimamente relacionados.

Além disso, muitos docentes, especialmente os da educação básica – público-alvo principal do curso –, possuem conhecimento limitado sobre o cenário 4.0. Neste contexto, o professor assume múltiplos papéis no processo de ensino-aprendizagem: educador, mediador, aprendiz, pesquisador e orientador. A formação proposta pelo curso busca suprir essa lacuna, preparando os professores para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades trazidas pelas tecnologias emergentes.

Objetivo do curso

O curso de Educação 4.0 tem como objetivo ampliar a compreensão dos alunos sobre as principais ferramentas do modelo educacional 4.0 e as metodologias que dele derivam.

Para atingir esse objetivo, o curso busca desenvolver um currículo que permita aos alunos:

• Definir o conceito de Educação 4.0;
  • Identificar as ferramentas tecnológicas associadas à Educação 4.0;
  • Traçar um panorama das principais vertentes da Educação 4.0;
  • Debater os desafios e oportunidades trazidos pela revolução 4.0;
  • Desenvolver um conjunto de habilidades essenciais para a docência no século XXI;
  • Estimular a reflexão sobre as práticas profissionais dos alunos.

Público-Alvo

Portadores de Diploma de nível superior que atuem como Professor, Coordenador Pedagógico, Supervisor de Ensino ou Diretor de Unidade Escolar.

Conheça a Coordenação do Curso

Possui Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2005) e mestrado em filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (2010).

Graduando de Ciências Econômicas. Atualmente é Secretário Geral e professor na Faculdade Phorte de Educação e Tecnologia.

É tutor de cursos na modalidade a distância na Universidade Estácio – UNESA.

Atuou como professor na graduação da Universidade Camilo Castelo Branco – UNICASTELO, agora Universidade Brasil por meio da Portaria 628 de 14 de outubro de 2016 do Ministério da Educação. Lecionou na rede pública estadual de São Paulo entre os anos de 2005 e 2010 e no colégio Boni Consilii entre os anos de 2009 e 2011.

Você vai aprender sobre:

• Educação com Foco em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – Stem