Educação e Tecnologias 4.0

Apresentação do curso

O curso é relevante dado o cenário de baixo investimento nas áreas de tecnologia e pesquisa no Brasil, ou seja, é premente a obrigação de formar professores para o exercício da docência no contexto das tecnologias 4.0. Tal fato fundamenta-se, sobretudo, na seguinte premissa: “O Brasil ocupa baixas posições quando o assunto é inovação. De acordo com uma lista divulgada pela Forbes, das 2 mil maiores empresas”. Em outras palavras, apesar de inovação e tecnologia serem conceitos diferentes, ambas estão intimamente relacionadas.

Outro aspecto que justifica a oferta do curso é o baixo conhecimento dos docentes, sobretudo os da educação básica, público-alvo principal do curso, nos conhecimentos que envolvem o cenário 4.0, no qual o professor assume diferentes papéis no processo ensino- aprendizagem: educador, mediador, aprendiz, pesquisador e orientador.

O curso de Educação 4.0 visa ampliar a compreensão dos alunos nas principais ferramentas do modelo educacional 4.0 e das metodologias que dele derivam.

Para o alcance do objetivo geral, o curso busca desenvolver um currículo que possibilite aos alunos:

Definir o conceito de educação 4.0;

Identificar as ferramentas tecnológicas 4.0;

Traçar um roteiro das principais vertentes da educação 4.0;

Debater a problemática oriunda da revolução 4.0;

Compor um conjunto de habilidades essenciais para a docência no século XXI;

Estimular os alunos a repensar as suas práticas profissionais.

Portadores de diploma de nível superior que atuem como professor, coordenador pedagógico, supervisor de ensino ou diretor de unidade escolar.

Conheça a Coordenação do Curso

Possui Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (2005) e mestrado em filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (2010).

Graduando de Ciências Econômicas. Atualmente é Secretário Geral e professor na Faculdade Phorte de Educação e Tecnologia.

É tutor de cursos na modalidade a distância na Universidade Estácio – UNESA.

Atuou como professor na graduação da Universidade Camilo Castelo Branco – UNICASTELO, agora Universidade Brasil por meio da Portaria 628 de 14 de outubro de 2016 do Ministério da Educação. Lecionou na rede pública estadual de São Paulo entre os anos de 2005 e 2010 e no colégio Boni Consilii entre os anos de 2009 e 2011.

- Educação com Foco em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – Stem

- Indústria 4.0: Aspectos Tecnológicos