Pós-Graduação Presencial

PÚBLICO-ALVO: professoras, gestoras, educadoras e profissionais interessados na Educação Infantil.

MODALIDADE:

  • Turma Presencial, sábados quinzenais das 8h às 14h
  • Atividades complementares online/ao vivo no decorrer do curso

CARGA HORÁRIA: 380h

COORDENAÇÃO:

Profº Dr. Cristiano Rogério Alcântara
Profª Me. Maria Helena Pelizon
Prof. Esp. Elizabete Baptista de Godoy

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Histórico da Educação Infantil no Brasil e as primeiras aproximações com a abordagem pikleriana

Professora Me. Marta Lucia da Silva

  • Concepção de criança, infâncias e educação responder às necessidades básicas
  • Histórico da educação infantil no Brasil
  • Histórico da abordagem pikleriana


Princípios que fundamentam a abordagem pikleriana
Professor Me. Rafael Ferreira Kelleter

  • O valor da atividade autônoma e da liberdade total de movimento fundadas na iniciativa da própria criança
  • O valor das relações afetivas estáveis em contexto institucional
  • O valor de oportunizar à criança a tomada de consciência de si e de seu ambiente de maneira positiva
  • O valor do bom estado de saúde da criança


A atenção pessoal e as práticas de cuidado na Educação Infantil
Professora Me. Leila Oliveira Costa

  • Responder as necessidades básicas: alimentação, higiene, sono, descanso, troca, banho
  • Propiciar a autonomia das crianças nos momentos de atenção e cuidado
  • Prazer dessa interação adulto e criança: participação, colaboração e reciprocidade


Brinquedos, brincadeiras e o brincar
Professor Me. Rafael Ferreira Kelleter 

  • A infância e o brincar: referenciais teóricos
  • O brincar e as múltiplas linguagens na educação infantil
  • O brincar livre na perspectiva pikleriana
  • A importância da motricidade livre no desenvolvimento infantil
  • Desenvolvimento lento ou diferente?


Os organizadores do desenvolvimento infantil numa perspectiva 
psicossociológica segundo a Dra. Myrtha Chokler

Professora Esp. Elizabete Baptista e Godoy

  • Conceito de protoinfancia
  • Ordem simbólica
  • Vínculo de apego
  • A comunicação e suas linguagens
  • A exploração e o conhecimento de mundo
  • Segurança postural e disponibilidade corporal


Cotidiano: tempos, espaços, interações e materiais
Professora Me. Leila Oliveira Costa

  • Rotina e jornada.
  • Tempos na infância e tempo pedagógico.
  • Espaços e ambientes.
  • Interações e relações.
  • Materiais e materialidades.


Aportes teóricos que fundamentam um currículo na educação infantil: possibilidades e dificuldades de se viver a abordagem da pikleriana nos documentos curriculares vigentes
Professora Esp. Patricia Torres

  • Concepções de Currículo: prescritivos e narrativos
  • Princípios piklerianos nos documentos curriculares oficiais


Observação e Registro na Educação Infantil
Professora Esp. Marcela Juliana Chanan

  • Observação e registro na abordagem pikleriana
  • O olhar do adulto e sua importância para o desenvolvimento do bebê e da criança pequena
  • A escala de desenvolvimento de Lóczy
  • Registros escritos, fotográficos e audiovisuais

                           
Orientação
Orientadora: Professora Me. Maria Helena Pelizon
Subsidiar teoricamente e metodologicamente os alunos, para elaboração do trabalho de conclusão do curso
Orientar a seleção e relevância dos temas para elaboração do trabalho escrito para a publicação

CORPO DOCENTE:

Profº Dr.Cristiano Rogério Alcântara
Prof. Esp. Elizabete Baptista de Godoy
Profª Me. Leila Costa Oliveira
Prof. Esp. Marcela Juliana Chanan
Profª Me. Maria Helena Pelizon
Profª Me. Marta Lúcia da Silva
Profª Esp. Patricia Bignardi Torres
Profº Me. Rafael Ferreira Kelleter
Profª Dra. Sylvia Maria Filomena Nabinger (Presidente da Associação Pikler Brasil)

São Paulo

  • Faculdade Phorte - Bela Vista - Rua Rui Barbosa, 422

    14/08/2021 - (data prevista para início do curso)

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