Fitoterapia

A Fitoterapia é uma das mais antigas práticas terapêuticas e tem sido no mundo todo em prol da promoção da saúde coletiva e individual, proporcionando aos profissionais de saúde, a possibilidade da utilização de plantas medicinais e fitoterápicos nas suas diferentes formas farmacêuticas.

É uma ciência curativa de origem chinesa, que se baseia no uso racional de plantas medicinais e compostos bioativos. A Fitoterapia destaca-se por ter inúmeras propriedades que tem colaborado para a melhora de quadros clínicos diversos. A Nutrição quando aliada à fitoterapia, consegue unir seus conhecimentos sobre os nutrientes e suas funcionalidades para ajudar no tratamento de várias doenças que podem ser controladas e até mesmo curadas com o uso de fitoterápicos. A união de duas forças naturais como a fitoterapia e a nutrição permite que cada vez mais, consigamos nos distanciar do uso de produtos químicos sintéticos no controle de nossa saúde, permitindo um vida natural e mais saudável. Vale lembrar, porém, que mesmo sendo um medicamento extraído de plantas, é necessário que seja avaliado e estudado a dose, o composto e a indicação de uso para cada caso.

Garanta a sua vaga

Turma Nova Friburgo

Instituto Flor de Lótus 
Rua Monte Líbano 55 Sala 111
Centro

Turma Macaé

Instituto Flor de Lótus 
Rua Teixeira de Gouveia 1369
Centro

Seja um profissional da área do Acupuntura e Eletroacupuntura

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Esta é a última turma do ano. Entre em contato agora com a nossa equipe para garantir a sua vaga!

Objetivo do curso

Com o intuito de capacitar e especializar os profissionais da saúde para a prescrição adequada dos fitoterápicos promoverá a Pós-Graduação em Fitoterapia através de aulas teóricas e práticas com profissionais competentes e reconhecidos com notório saber na área fitoterápica, de forma a promover com excelência o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à área de prescrição.

Público-Alvo

Profissionais da área da Saúde que prescrevem medicamentos fitoterápicos: nutricionistas; médicos; odontólogos; farmacêuticos para a atenção farmacêutica e no acompanhamento farmacoterápico; enfermeiros para conhecer a correta utilização dessa classe de medicamentos; biomédicos, biólogos e demais profissionais com interesse no assunto.

A atividade profissional dependerá da legislação vigente no conselho de classe de cada categoria.

Metodologia do Curso

Um final de semana ao mês, das 09h às 17h

Conheça o Corpo Docente

Equipe de Mestres, Doutores, Especializados e atuantes na área.

Você vai aprender sobre:

Fundamentos da Fitoterapia Chinesa

Introdução à Botânica e Fisiologia das Plantas

Introdução à Fitoquímica 

Farmacologia Básica e Clínica Aplicada a Fitoterápicos

Manipulações Farmacêuticas de Fitoterápicos

Toxologia Aplicada a Fitoterápicos

Produção de Matérias Primas Fitoterápicas

Fitoterapia nas Desordens Orgânicas

Biossegurança

Tópicos Especiais em Fitoterapia

Propriedades Energéticas e Local de Ação das Plantas Medicinais

Clínica Aplicada

Metodologia de Pesquisa Científica