Língua Inglesa e Suas Literaturas

O curso foi concebido para suprir as necessidades dos nossos alunos que desejam lecionar a língua inglesa nas escolas de ensino fundamental e médio, nas escolas de idiomas, e que desejam desenvolver pesquisas dentro dos estudos de língua e literaturas anglófonas. Por um viés léxico-gramatical da língua inglesa, e por uma aproximação literário-cultural, na qual, por intermédio da leitura de obras canônicas e fundantes das literaturas norte-americana e britânica, também se poderá discutir e refletir sobre aspectos culturais dos países de língua inglesa. A abordagem aos conteúdos dos módulos de Literatura deverá seguir uma linha cooperativista, possibilitando ao aluno lançar olhar crítico sobre as obras e temas abordados, em aproximações com a nossa literatura nacional e com a cultura brasileira.

Garanta a sua vaga

Apresentação do curso

O curso foi concebido para complementar a formação literária dos graduados em Letras Inglês e suprir as necessidades daqueles que desejam lecionar a língua e a literatura inglesas nas escolas. A literatura é um direito humano que desempenha papel fundamental na formação humana. Seu ensino nas escolas não só contribui na formação do leitor, mas, a partir da concepção da leitura como interação e da leitura literária como prática social, voltada para a formação humana dos educandos, contribuir para o processo de emancipação humana e formação dos sujeitos.

Além disso, o programa oferece aos alunos a possibilidade de se incorporar ao sistema acadêmico e científico, mediante um conhecimento aprofundado e crítico da literatura em língua inglesa, que os permitirá desenvolver pesquisas em futuros cursos de mestrado e doutorado nas áreas de linguística, linguística aplicada e estudos literários e culturais.

Objetivo do curso

Elevar o nível de competência linguística em língua inglesa e prover o aluno com uma visão crítica sobre  cânone literário em língua inglesa. O curso de Pós-Graduação em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa visa a prover o aluno com conhecimentos linguísticos avançados de língua inglesa, em discurso escrito e oral, além de fornecer ao pesquisador e professor de língua e literatura um panorama crítico da herança literária britânica e norte-americana.

Público-Alvo

Graduados em Letras ou em qualquer outra área, com conhecimentos suficientes de língua inglesa e que queiram se especializar no ensino da língua inglesa;

Docentes de Língua Inglesa atuantes na rede regular de Ensino fundamental, médio e superior; professores de cursos de idiomas;

Conheça a Coordenação do Curso

José Luiz Sánchez

Graduado em Tradução e Interpretação, doutor em Filologia Galaico-portuguesa e doutor em Teoria da Tradução pela Universidad Autônoma de Barcelona.
Autor de cinco dicionários de português-espanhol, José Luis Sanchez atuou na direção da Enciclopédia do Brasil e na direção da coleção de livros sobre tradução da Editora Gedisa. Coordenador de grandes projetos de tradução, é co-tradutor do Quixote, de Cervantes, finalista do Prêmio Jabuti. Entre outros autores, é também tradutor para o espanhol de Machado de Assis, José de Alencar, Lima Barreto, Clarice Lispector, Vinicius de Moraes e Lygia Fagundes Telles. Tradutor das legendas do filme “Vinicius de Moraes”, de Miguel de Faria, possui também experiência em tradução técnica e interpretação simultânea.

Meritxell Almarza

Coordenadora dos cursos de pós-graduação em Ensino, Tradução e Literatura, de Inglês e Espanhol, da Faculdade Phorte. Mestre em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e em Editoração Global em Espanhol pela Universidade Pompeu Fabra de Barcelona (Espanha). Graduada em Tradução e Interpretação pela Universidade Pompeu Fabra de Barcelona (Espanha). Tradutora e revisora, no par ES-PT e PT-ES, para o mercado editorial e o jornal El País, além de coordenadora de dicionários bilíngues.

Conheça os Professores

Você vai aprender sobre:

- Estudo e aprofundamento da gramática inglesa em nível avançado;

- Práticas do vocabulário escrito e falado no mundo anglo-saxão;

- Tempos verbais e phrasal verbs;• Preposições e conjunções;

- Sintagmas nominais, vocabulário dos diferentes países de língua inglesa e exercícios de aquisição e registros.

- Fundamentos da literatura britânica pré-Shakespeare (Beowulf, Chaucer, etc);

- Teatro elisabetano de William Shakespeare.

- O nascimento do romance na Inglaterra;

- A literatura colonial (EUA);

- A literatura produzida na época da Revolução Americana.

- O Romantismo na literatura britânica e sua representação norte-americana.

- A produção literária no século XIX;

- O romance vitoriano;

- O Realismo norte-americano.

- O Modernismo e o Pós-Modernismo britânico e norte-americano e suas rupturas estilísticas.

- Pesquisa e Crítica Literária I

- Pesquisa e Crítica Literária II