MBA em Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada

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Apresentação do curso

O curso de pós-graduação em Educação Cognitiva é uma resposta às demandas do mercado, uma vez que a maioria dos cursos de graduação não inclui essa disciplina em suas grades curriculares. Além disso, visa enfrentar os novos desafios impostos pela competitividade global na era do conhecimento.

Os profissionais do século XXI enfrentam diariamente o desafio de desenvolver as habilidades cognitivas de seus colaboradores (aprendentes), discutir e implementar propostas pedagógicas inovadoras que possam intervir eficazmente nas questões de aprendizagem. No entanto, na era da complexidade e na sociedade hipermoderna, esses profissionais encontram um mundo repleto de incertezas. Nesse contexto, a questão da aprendizagem não pode ser limitada a verdades absolutas e definitivas. É fundamental repensá-la a partir de uma perspectiva que valorize conhecimentos construídos, verdades relativas e mutáveis, configuradas por sínteses provisórias que se estabelecem e se reformulam constantemente.

Objetivo do curso

Adquirir conhecimentos em educação cognitiva para provocar transformações e ampliar a capacidade intelectual, desenvolvendo habilidades para planejar, organizar, executar e avaliar projetos de intervenções cognitivas. Valorizar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e operações mentais, visando melhorar a aprendizagem dos colaboradores, especialmente daqueles mais vulneráveis ao processo de ensino e aprendizagem.

Promover a socialização com a aprendizagem, analisando os estilos de aprendizagem e a cultura organizacional, para assegurar a igualdade de oportunidades, com atenção à diversidade e inclusão como princípios fundamentais.

Qualificar e atualizar profissionais como propositores e mediadores de conhecimento, facilitando a aquisição de novos conceitos e experiências. Isso aprimora a relação entre práticas pedagógicas e habilidades cognitivas, desenvolvendo a reflexão teórica e a atividade docente para enfrentar os desafios da competitividade global e a necessidade das organizações em desenvolver estratégias diferenciadas no mercado.

Articular o aprimoramento dos profissionais do século XXI em projetos de intervenções educacionais, focando no desenvolvimento de habilidades cognitivas, valorização da pesquisa e atitude investigativa, e uma postura reflexiva diante das questões suscitadas pelo aprendizado.

Refletir sobre projetos de intervenções para o desenvolvimento de habilidades cognitivas dos colaboradores. Identificar os principais desafios do sistema educativo e organizacional, analisando criticamente as políticas públicas e seu impacto na Educação Continuada.

Compreender os fundamentos da mediação da aprendizagem e sua relação com as práticas pedagógicas, além de desenvolver habilidades relacionadas aos processos de pesquisa.

Público-Alvo

Graduados em Educação, Psicologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Gestores de Recursos Humanos, Administração e demais profissionais graduados que buscam novas formas de gestão na área de recursos humanos para torná-las estratégicas e eficazes, bem como, profissionais interessados no estudo do potencial de Inteligência.

Você vai aprender sobre:

  • Teoria da Atividade e Aprendizagem Significativa

  • Mediação no Ato de Ensinar

  • Os Processos de Aprendizagem na Perspectiva da Educação Cognitiva I

  • Os Processos de Aprendizagem na Perspectiva da Educação Cognitiva II

  • Projetos de Intervenções Cognitivas

  • Mudanças Cognitivas Essenciais

  • Estudo do Potencial Cognitivo I
    Estudo do Potencial Cognitivo II

  • Políticas Públicas, Estrutura e Organização

  • Didática no Ensino Superior