Psicomotricidade na Primeira Infância: Abordagem Clínico-Pedagógica

Garanta a sua vaga

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Apresentação do curso

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicomotricidade na Primeira Infância: Abordagem Clínico-Pedagógica tem como objetivo aprimorar o conhecimento dos profissionais das áreas de saúde e educação. Propõe desenvolver um referencial teórico-prático sobre o desenvolvimento humano, bem como métodos e técnicas de aprendizagem, por meio da Educação e Clínica Psicomotora. Este curso atua na promoção, prevenção e tratamento inter, multi e transdisciplinar, abrangendo desde a primeiríssima infância até os 6 anos de idade, conforme a definição da Organização Mundial da Saúde.

A Psicomotricidade tem se mostrado uma ciência essencial para atender às necessidades da educação brasileira. Além de suprir a lacuna existente no estado de São Paulo na formação de Especialistas em Psicomotricidade na infância, o curso também contribui para o desenvolvimento harmônico durante a primeira fase da vida. Ademais, atende às determinações do currículo básico lançado em 2008 pela Associação Brasileira de Psicomotricidade para os cursos de especialização em Psicomotricidade.

Objetivo do curso

  • Promover o desenvolvimento pleno das potencialidades do pós-graduando, habilitando-o e capacitando-o para o exercício competente e ético da especialidade em Psicomotricidade na primeira infância.
  • Contribuir para a adequação profissional às demandas do mercado de trabalho, aliando competência profissional na infância com consciência crítica e desenvolvimento pessoal.
  • Oferecer formação técnica e didático-científica a profissionais interessados em atuar na prática clínico-pedagógica em Psicomotricidade na primeira infância.
  • Proporcionar ao profissional novas opções de conhecimento e atuação no mercado de trabalho.

Metodologia

  • Presencial – 220h: As aulas presenciais do curso enfatizam vivências práticas em ambientes de aplicação e ocorrem em 11 encontros nos finais de semana (sábado e domingo, das 8h às 18h), com um máximo de um final de semana por mês.
  • Conteúdo EAD – 80h: Nas aulas de Educação a Distância (EAD), os conteúdos são disponibilizados de forma que você pode estudar onde e quando quiser. Os materiais são organizados e divididos ao longo da duração do curso, ficando disponíveis na plataforma de ensino para acesso conforme a sua conveniência. Isso permite uma maior flexibilidade e autonomia no processo de aprendizado.
  • Ao Vivo – 60h: As aulas serão ministradas pelos docentes na modalidade ao vivo/online, e você irá assisti-las da sua casa. Serão divididos em 6 (seis) encontros, ocorrendo aos sábados e/ou domingos, e ficarão gravadas para que você possa assisti-las quantas vezes quiser durante o curso.

Público-Alvo

            O curso se destina a graduados nas áreas de educação e saúde: Pedagogia, Educação Física, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional,                                    Fonoaudiologia, Fisioterapia e outras áreas com interesse nos estudos e reflexões da Psicomotricidade na primeira infância.

Conheça a Coordenação do Curso

Você vai aprender sobre:

  • Psicomotricidade: Conceitos Iniciais

  • Psicogênese da Pessoa Completa

  • Corpo e Corporeidade

  • Formação Pessoal do Especialista em Psicomotricidade I

  • Bases Psicomotoras

    Ciclo da Vida I

  • Ciclo da Vida II

  • Supervisão do Módulo I

  • Neuroanatomia Funcional I

  • Neuroanatomia Funcional II

  • Distúrbios e Transtornos Psicomotores

  • Neurodesenvolvimento na Infância e Aprendizagem I

  • Neurodesenvolvimento na Infância e Aprendizagem II

  • Neurodesenvolvimento na Infância e Aprendizagem III

  • Supervisão - Módulo II

  • Formação Pessoal do Especialista em Psicomotricidade II

  • Etapas do Desenvolvimento Infantil

  • Construção Corporal do Bebê Através da Prática Psicomotora

  • Desenvolvimento e Aprendizagem do Bebê

  • Marcos da Primeira Infância e Saúde da Criança

  • Prematuridade e Intervenção Psicomotora

  • Concepção de Infância e Educação Infantil

  • Educação Psicomotora – Corpo e Aprendizagem na Primeira Infância

  • Psicomotricidade e BNCC: Campos de Experiência

  • Planejamento e Intervenção Psicomotora na Primeira Infância

  • Educação Inclusiva e Psicomotricidade na Primeira Infância

  • Supervisão em Psicomotricidade na Primeira Infância

  • Projetos Clínico-Pedagógico da Primeira Infância

  •  

    Formação Pessoal do Especialista em Psicomotricidade III

  • Observação e Avaliação Psicomotora na Primeira Infância I

  • Observação e Avaliação Psicomotora na Primeira Infância II