Psicopedagogia Institucional e Clínica
- Carga Horária: 600h
- Periodicidade: 12 a 18 meses de duração
- Modalidade EAD
- Curso reconhecido pelo MEC
Garanta a sua vaga
- 23/11/2023
- Inscrição: R$ 49,00
- Mensalidade: 12 x R$ 470,00
- Mensalidade: 18 x R$ 320,00
- Vagas limitadas!
Apresentação do curso
Sendo a Psicopedagogia a área de estudo que tem como objeto a aprendizagem e as dificuldades de aprendizagem, é significativa ao sujeito que aprende, à instituição que ensina e ao contexto familiar. Assim, torna-se necessário instrumentalizar profissionais para compreender e intervir em diferentes situações de ensino e de aprendizagem, preparando e qualificando especialistas em enfoques terapêutico, preventivo, teórico e prático para atividades acadêmicas e/ou clínicas especializadas.
Objetivo do curso
Atender à evolução da sociedade, oferecendo psicopedagogos competentes com condições de empregabilidade, formando profissionais capazes de responder aos novos paradigmas e privilegiando a qualidade social da Educação.
Propiciar fundamentos teórico-práticos para o psicopedagogo na área de Psicopedagogia institucional/clínica necessários ao bom desempenho do seu papel;
Propiciar fundamentos teórico-práticos para o psicopedagogo na área de Psicopedagogia Preventiva;
Propiciar fundamentos teórico-práticos para que o psicopedagogo possa exercer o diagnóstico, a intervenção e o tratamento psicopedagógico.
Público-Alvo
Psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e profissionais de áreas afins.
Conheça a Coordenação do Curso
Possui graduação em Pedagogia – Faculdades Metropolitanas Unidas (1983), mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004) e doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Pós Doutorado na Universidade Federal de São Carlos 2017-2018 pesquisa A elaboração de um Guia de orientação e mobilidade para crianças com surdocegueira e crianças com deficiência múltipla sensorial usarias de cadeira de rodas Atualmente Sócia fundadora da Ahimsa Associação Educacional Para Múltipla Deficiência e diretora educacional, assessora técnica – Christopher Blind Mission, assessora técnica – Perkins School for the Blind.
Foi coordenadora de área do curso do AEE da Universidade Federal do Ceará, Coordenadora de Curso Educação Infantil e Psicopedagogia da Universidade Estácio de Sá e na Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Surdocegueira, deficiência múltipla sensorial, alunos com necessidades especiais, pessoas com surdocegueira e educação especial. Educação a Distância (cursos de Psicopedagogia, Educação Infantil, dificuldades de Aprendizagem, Educação Especial com perspectiva Inclusiva, AEE), Tecnologia Assistiva na área da Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial, formação de Professores e Comunicação Alternativa Tátil Texturizada.
Você vai aprender sobre:
- Fundamentos da Psicopedagogia
- A Psiconeurologia aplicada a Psicopedagogia
- Importância das teorias de desenvolvimento para a Psicopedagogia
- Importância das teorias de aprendizagem para a Psicopedagogia
- Aspectos sociais e emocionais que influenciam na aprendizagem da leitura
- Aspectos sociais e emocionais que influenciam na aprendizagem da escrita
- Dificuldades de aprendizagem quanto ao raciocínio lógico (Matemática, cálculos e jogos)
- Avaliação psicopedagógica institucional- clínica, instrumentos de avaliação I
(Diagnóstico – fundamentação teórico-prática e ética)
- Avaliação psicopedagógica institucional –clínica, instrumentos de avaliação II
- Importância da família na avaliação psicopedagógica
- Aspectos sociais que influenciam na avaliação psicopedagógica
- Jogos simbólicos de construção/ intervenção psicopedagógica
- Jogos de regras: intervenção psicopedagógica
- Arte: estratégias de intervenção psicopedagógica
- Jogos cooperativos: estratégias de intervenção psicopedagógica
- Dinâmica de grupo: estratégias de intervenção psicopedagógica
- Contribuições da Psicologia ao conhecimento psicopedagógico – psicanálise
- Contribuições da Psicologia ao conhecimento psicopedagógico – fenomenologia
- Como Atuar No Contexto Hospitalar
- Recursos acessíveis para apoiar alunos no atendimento hospitalar e ou com deficiência na inclusão educacional
- Atuação do psicopedagogo no estudo de caso
- Desenvolvimento neuropsicomotor e aprendizagem
- Integração sensorial na prática pedagógica
- Desenvolvimento visual
- Estágio Supervisionado