Psicopedagogia Institucional e Clínica

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Apresentação do curso

O Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica foi desenvolvido com o objetivo de criar novas oportunidades para os profissionais psicopedagogos, capacitando-os com conhecimentos especializados e preparando-os para novas áreas de atuação. Este curso visa aprofundar os conhecimentos adquiridos na graduação em Pedagogia, focando especificamente na psicopedagogia.

Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, a formação dos profissionais da educação ganhou destaque, reconhecendo sua importância como facilitadores educacionais e agentes de intervenção em um mundo cada vez mais exigente.

A Psicopedagogia concentra-se no estudo da aprendizagem e das dificuldades que a envolvem, impactando diretamente os indivíduos que aprendem, as instituições educacionais e o contexto familiar. É crucial capacitar profissionais para compreender e intervir em uma variedade de contextos educacionais, preparando especialistas com habilidades terapêuticas, preventivas e um embasamento teórico e prático sólido, essencial tanto para o ambiente acadêmico quanto para clínicas especializadas.

Objetivo do curso

Atender à evolução da sociedade ao formar psicopedagogos competentes, prontos para o mercado de trabalho, capazes de enfrentar novos desafios e promover a qualidade social da Educação.

Proporcionar sólidos fundamentos teórico-práticos ao psicopedagogo em Psicopedagogia institucional/clínica, essenciais para o eficaz desempenho de suas funções.

Oferecer bases teórico-práticas na área de Psicopedagogia Preventiva, capacitando o psicopedagogo para intervenções proativas.

Preparar o psicopedagogo para conduzir diagnósticos precisos e realizar intervenções e tratamentos eficazes na área psicopedagógica.

Público-Alvo

Psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e profissionais de áreas afins.

Conheça a Coordenação do Curso

Possui graduação em Pedagogia – Faculdades Metropolitanas Unidas (1983), mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004) e doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Pós Doutorado na Universidade Federal de São Carlos 2017-2018 pesquisa A elaboração de um Guia de orientação e mobilidade para crianças com surdocegueira e crianças com deficiência múltipla sensorial usarias de cadeira de rodas Atualmente Sócia fundadora da Ahimsa Associação Educacional Para Múltipla Deficiência e diretora educacional, assessora técnica – Christopher Blind Mission, assessora técnica – Perkins School for the Blind.

Foi coordenadora de área do curso do AEE da Universidade Federal do Ceará, Coordenadora de Curso Educação Infantil e Psicopedagogia da Universidade Estácio de Sá e na Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Surdocegueira, deficiência múltipla sensorial, alunos com necessidades especiais, pessoas com surdocegueira e educação especial. Educação a Distância (cursos de Psicopedagogia, Educação Infantil, dificuldades de Aprendizagem, Educação Especial com perspectiva Inclusiva, AEE), Tecnologia Assistiva na área da Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial, formação de Professores e Comunicação Alternativa Tátil Texturizada.

Você vai aprender sobre:

- Fundamentos da Psicopedagogia   

- A Psiconeurologia aplicada a Psicopedagogia

- Importância das teorias de desenvolvimento para a Psicopedagogia 

- Importância das teorias de aprendizagem para a Psicopedagogia 

- Aspectos sociais e emocionais que influenciam na aprendizagem da leitura

- Aspectos sociais e emocionais que influenciam na aprendizagem da escrita

- Dificuldades de aprendizagem quanto ao raciocínio lógico (Matemática, cálculos e jogos) 

- Avaliação psicopedagógica institucional- clínica, instrumentos de avaliação I

(Diagnóstico – fundamentação teórico-prática e ética) 

- Avaliação psicopedagógica institucional –clínica, instrumentos de avaliação II

- Importância da família na avaliação psicopedagógica 

- Aspectos sociais que influenciam na avaliação psicopedagógica  

- Jogos simbólicos de construção/ intervenção psicopedagógica 

- Jogos de regras: intervenção psicopedagógica

- Arte: estratégias de intervenção psicopedagógica 

- Jogos cooperativos: estratégias de intervenção psicopedagógica  

- Dinâmica de grupo: estratégias de intervenção psicopedagógica 

- Contribuições da Psicologia ao conhecimento psicopedagógico – psicanálise 

- Contribuições da Psicologia ao conhecimento psicopedagógico – fenomenologia  

- Como Atuar No Contexto Hospitalar  

- Recursos acessíveis para apoiar alunos no atendimento hospitalar e ou com deficiência na inclusão educacional  

- Atuação do psicopedagogo no estudo de caso 

- Desenvolvimento neuropsicomotor e aprendizagem  

- Integração sensorial na prática pedagógica

- Desenvolvimento visual  

 

  • Estágio Supervisionado total de 100 horas, segue metodologia.
    - Estágio Institucional (50 horas)
    - Estágio Clínico (50 horas)