Ciclo Formativo do Fazer Gestor é o evento organizado pela Prefeitura de Brusque (SC), por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Faculdade Phorte e o Grupo Colaborativo GCOL.

Durante o evento, os coordenadores e diretores da Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Brusque participaram de 10 encontros mensais e online para olhar para os espaços, pensar nos contextos e realizar as narrativas dos percursos.

Todos os encontros serão ministrados pelo professor doutor Cristiano Alcântara, docente dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Phorte.

“Com todo o seu conhecimento, experiência, dinamismo e alegria, o professor Cristiano prontamente atendeu o convite para trabalhar com os nossos diretores e coordenadores, para fortalecer a gestão das unidades escolares e refletir sobre as práticas e os fazeres pedagógicos da rede”, comenta a diretora de Educação Infantil, Ivanete Lago Groh, para notícia do Portal da Prefeitura de Brusque.

Encontros do ciclo formativo

A ideia é que, se houver condições sanitárias, seja realizado um último encontro presencial com o professor Cristiano Alcântara, seguido por uma estratégia de visitação das Unidades Educacionais.

Fonte: Portal Prefeitura de Brusque | Registro do primeiro encontro que aconteceu no dia 30 de abril (sexta-feira)

De acordo com o que foi noticiado pelo portal da Prefeitura de Brusque, o cronograma da formação será o seguinte:

28/05 – Plano de ação: foco nas metas de modificação do espaço
25/06 – Plano de ação: registro do processo de modificação
30/07 – Materialidades e tempos, ação docente e gestora
27/08 – Materialidades e tempos, ação infantil
24/09 – Seminário de consolidação das modificações ocorridas: desafios e conquistas
08/10 – Outras linguagens: ações e suportes
26/10 – Outras linguagens: ações e suportes
12/11 – Consolidação e validação dos registros produzidos ao longo do ano para publicação
26/11 – Aprovação do material sistematizado e definição conjunta dos pontos a serem tratados em 2022
10/12 – Reunião para apresentar o plano de ação para 2022

Assim, com seu apoio a esse ciclo formativo, a Faculdade Phorte reitera o seu compromisso com a pesquisa e o fomento da educação de qualidade, com a preparação e a atualização de profissionais, técnicas e instrumentos.
Cristiano-alcantara

Prof. Cristiano Alcântara

É graduado em Pedagogia em Gestão Escolar pelo Centro Universitário de Santo André (2004) e em Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade de Franca (2014). É mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP e doutor em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Cursou pós-doutorado na PUC-SP. É coordenador pedagógico na rede municipal de São Bernardo do Campo e de São Paulo, respondendo pela Divisão da Educação Infantil da Cidade de São Paulo. Atua como professor da Faculdade do Educador desde 2018. Líder do Grupo Colaborativo GCOL. Seus estudos são centrados na formação continuada de professores por meio do uso dos diários de bordo e da reflexão do fazer para uma Pedagogia da Infância. Também pesquisa a mediação da leitura, tanto para crianças como para professores. É autor do livro “Coordenação pedagógica na Infância: a gestão dialogada com os registros”, entre outros.