Muitas pessoas se fazem a mesma pergunta: “Terminei a graduação, mas, e agora?”.

Agora é hora de cursar uma pós-graduação na área de educação! Você já pensou sobre isso? Há vários motivos para cursar uma pós-graduação, e você não pode deixar para depois quando o assunto é o seu desenvolvimento profissional.

Mas, e se você começasse a entender, a partir de agora, que cursar uma pós-graduação é o caminho mais eficaz para conduzir você do ponto em que está até o seu futuro: o profissional que o mercado procura?

Seu intuito sempre foi trabalhar com os pilares da educação? Ok, este artigo traz uma lista de como e onde você pode aliar seu interesse pelas práticas educacionais e pedagógicas, ao mesmo tempo que se ocupa do desenvolvimento de sua carreira.

Faça uma pós-graduação em Educação

Ao optar por cursar uma pós-graduação em Educação, você finalmente entendeu o quanto é importante estar atualizado para poder agregar e aplicar as práticas pedagógicas mais recentes em sua trajetória profissional.

E essa possibilidade não é só para quem cursou alguma área da educação ou quer utilizar em sala de aula os conhecimentos obtidos.

O curso também possibilita que você exerça e aplique os conhecimentos apreendidos na área da pesquisa ou da gestão escolar – por exemplo, mesmo que você seja graduado em Administração, para citar aqui uma possibilidade.

Este artigo vai colocar você em contato com os cursos na área de Educação.

Acompanhe, atente, informe-se. Seu futuro pode estar aqui!

Cursos de pós-graduação na área de Educação

Entre as opções presencial, semipresencial e EAD, você entra em contato com uma infinidade de cursos de pós-graduação em Educação que colocam você em contato com as várias demandas do presente e do futuro que se apresentam ao profissional.

A boa notícia é que, cursando um deles, você estará definitivamente pronto para responder a esse chamado do mercado de trabalho.

São eles:

Psicopedagogia

Área que alia aspectos da pedagogia e da psicologia. Por isso, é muito procurada entre os alunos e graduados.

O profissional que opta por seguir essa especialização pode atuar tanto em clínicas e hospitais quanto em escolas, abordando questões relacionadas às dificuldades de aprendizagem, identificando os obstáculos e criando novas estratégias para ajudar a criança a superá-los.

Educação Infantil

Especialização que visa à atualização dos profissionais que trabalham ou desejam trabalhar com bebês e crianças pequenas, promovendo a apropriação dos mais recentes estudos e pesquisas na área da infância no Brasil e em vários países que são referência na educação dos pequenos.

Como bebês e crianças pequenas aprendem? Quais práticas são mais promotoras de aprendizagem e desenvolvimento? Qual o papel do professor nas creches e pré-escolas? Estas e outras questões são aprofundadas na pós-graduação em Educação Infantil.

– Educação Inclusiva

O profissional especializado nessa área tem o compromisso de promover uma educação que vise à percepção, tanto dele próprio quanto da comunidade escolar como um todo, de que a escola precisa ser um ambiente preparado para acolher a diversidade e capaz de promover aprendizagem e desenvolvimento de todas as crianças, atendendo-as em suas necessidades educacionais especiais. Uma escola inclusiva é uma escola onde todos aprendem com a diferença.

– Docência do Ensino Superior

A docência no ensino superior requer práticas pedagógicas que atendam à especificidade de trabalhar na formação de adultos, futuros profissionais. Esse curso de pós-graduação habilita o cursista a atuar em universidades e centros universitários com competência.

– Gestão Escolar

Se seu intuito é estar por dentro de como fazer a gestão de uma instituição escolar, esse é seu curso de pós-graduação mais apropriado, sempre focando em níveis mais elevados de padrão de qualidade escolar.

– Neuropsicopedagogia

Os profissionais formados aqui tornam-se aptos a compreender todas as influências do cérebro na capacidade (ou dificuldade) de apreensão dos processos de aprendizagem.

– Secretariado Escolar

A secretaria escolar é outra área que demanda vários conhecimentos específicos da vida escolar dos alunos e da vida funcional dos profissionais que trabalham na escola. Você vai aprender sobre as respectivas funções e atribuições, assim como o perfil mais adequado para exercer essa função e quais os deveres indispensáveis para esse profissional.

Educação Infantil numa Perspectiva Pikleriana

Nessa área, você entra em contato com o que há de mais revolucionário ao tratar da educação de crianças e bebês de 0 a 3 anos. Nela você conhece a abordagem que a médica pediatra Emmi Pikler começou a aplicar na Segunda Guerra Mundial. Aqui o intuito é focar no cuidado ao se relacionar com a criança e também na liberdade de movimentos para o desenvolvimento da autonomia.

Porém, independentemente de qual caminho escolher dentro dessa trilha da educação, saiba que você estará investindo na sua trajetória profissional da melhor maneira e optando por se valorizar diante de um trabalho que exige, cada vez mais, profissionais competentes e sensíveis às necessidades de nossa época. Afinal, uma área tão nobre como a educação merece profissionais altamente qualificados.

Com a opção por um dos cursos de pós-graduação em Educação desta lista, ou qualquer outro de seu interesse, tenha a certeza de que você sairá transformado e, assim, transformará também a sua prática.