As redes sociais são canais extremamente importantes para o atendimento aos clientes e o feedback destes, além de serem os ambientes perfeitos para as ações de marketing digital.

A chave para melhorar a reputação de uma empresa ou marca, no universo online, é o monitoramento das redes sociais. Atualmente, se sua empresa não conseguir mensurar os resultados de suas ações, não conseguirá gerenciá-los adequadamente.

As atividades de marketing nas redes sociais devem ser acompanhadas por estratégias eficazes de monitoramento para acompanhar a reputação da sua marca e a resposta do público nessas redes. Por meio desse controle nas redes sociais, pode-se determinar qual caminho é o melhor para que o público-alvo tenha um entendimento específico do conceito da marca.

Quer começar a monitorar para saber o que os clientes estão achando a respeito da sua empresa nas redes sociais? Então, confira algumas estratégias de monitoramento:

– Faça pesquisas nos mecanismos de busca. Isso pode ajudá-lo a entender melhor a reputação da marca. Veja como o público entende a sua marca e como você é apresentado para os usuários das redes sociais.

– Realize um levantamento de palavras-chave. Crie uma lista com as principais palavras que serão utilizadas no monitoramento. Elas podem ser palavras institucionais, produtos, palavras de concorrentes, palavras de mercado e palavras gerais relacionadas à marca.

– Ative o Google Alerts e receba notificações sobre o que é publicado sobre a sua marca.

– Utilize KPIs e, com frequência, monitore o número de visitantes, o número de links que apontam para o seu site, o número de menções nas redes sociais, as atividades em uma rede social.

– Mensure todos os comentários e identifique se são positivos ou negativos. Mediante essa classificação, você pode definir as prioridades e escolher que caminho deverá ser tomado.

– Uma dica de engajamento: observe os comentários que precisam de respostas e preste muita atenção. Utilize respostas claras, diretas e transparentes.

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