O Brasil e o mundo entraram em estado de alerta com o decreto da pandemia de Covid-19, em 2019. O vírus causador da situação de emergência não impactou apenas a área da saúde, pois afetou também outros setores, como o social e o econômico, o que gerou desafios para a gestão de empresas. 

Durante a pandemia, muitas organizações encontraram dificuldades em manter as atividades regulares, o que causou aumento de desemprego devido às falências e impactou várias áreas, como a tributária, a comercial e a trabalhista. 

Nesse período, mais de meio milhão de empresas encerraram suas atividades, conforme apontou a pesquisa do IBGE em 2020, e os negócios que se mantiveram abertos, por meio de incentivos governamentais ou através de recursos próprios, tiveram que se adaptar ao contexto. 

Dessa forma, as empresas que recolhiam tributos pelo Simples Nacional receberam novos prazos para realizar o pagamento, além de terem mais tempo para depositar o INSS, o PIS e o Cofins. Além disso, as Medidas Provisórias nº 927 e nº 932 apresentaram diversas orientações para os empresários manterem os funcionários, como o teletrabalho, a redução de jornada e de salário, além de antecipação das férias do colaborador, com o objetivo de preservar os postos de trabalho para permitir que as empresas continuassem funcionando, Todo esse contexto, porém, gerou consequências perceptíveis mesmo depois da pandemia de Covid-19, trazendo novos desafios para a gestão de empresas

Quais os desafios da gestão de empresas após a pandemia?

Ao longo da pandemia, tanto as empresas quanto os indivíduos alteraram os hábitos de consumo, e isso se perpetuou após o período de emergência. Conforme a pesquisa Global Consumer Insightes Pulse Survey, de 2023, 96% dos consumidores pretendem ser mais econômicos e reduzir custos depois desse momento de instabilidade. 

Além disso, o home office alterou o modelo de trabalho tradicional, e as empresas precisam se adaptar, também, ao novo tipo de trabalhador. Desse modo, para a organização se manter competitiva, é necessário se adaptar ao novo cenário. Veja, a seguir, alguns dos principais desafios para a gestão após a pandemia de Covid-19: 

Investir no recrutamento e seleção: os trabalhadores e muitas empresas notaram que é possível manter a produtividade a distância. O modelo remoto e o modelo híbrido permitiram que pessoas de lugares distantes se candidatassem às vagas, aumentando o número de talentos disponíveis para contratação. Para garantir bons profissionais, a empresa deve treinar a equipe de recrutamento e seleção com as melhores práticas, além de oferecer pacotes de benefícios compatíveis com a nova realidade e com os novos profissionais. 

Entender a tecnologia: os gestores precisam atentar para a disponibilização e a utilização das ferramentas tecnológicas, por meio do treinamento dos funcionários, a fim de promover o bom uso dos equipamentos. Isso é essencial para garantir a produtividade adequada, já que não oferecer os instrumentos é um problema, mas oferecê-lo e não garantir o seu uso correto pode ser mais desastroso para os resultados da empresa. 

Desenvolver os líderes: com o trabalho a distância, o gestor não só teve dificuldades para acompanhar as atividades dos colaboradores, como também precisou ser mais compreensivo com as necessidades deles, por causa do contexto. Dessa forma, o desenvolvimento das soft skills foi imprescindível, porém não se restringiu a esse cenário, já que essas habilidades são vistas como essenciais pela maioria das organizações atualmente. 

Prezar pela boa comunicação: uma comunicação interna clara e eficiente também é um desafio da gestão empresarial. Essa habilidade, que sempre foi importante, agora precisa de intensificação, com foco no alinhamento entre os times, feedback recorrente e canais de comunicação fáceis e produtivos. 

Focar na gestão das pessoas: investir em cursos e capacitações para a área de Recursos Humanos, a fim de que seus profissionais sejam capazes de selecionar os melhores colaboradores de modo estratégico. Como as empresas precisam de pessoas capacitadas para resolver os principais problemas da organização, contratar pessoas aptas para as funções é um desafio que não pode ser menosprezado. 

Percebe-se, então, que a gestão empresarial precisa focar em várias frentes, para garantir o bom desempenho da organização e manter a competitividade do negócio. Para saber mais sobre os atuais desafios das empresas e como garantir a sobrevivência da empresa no cenário pós-pandêmico, a Phorte oferece o curso de extensão “Campo de Batalha – O caminho da competitividade na nova realidade do mercado”. As inscrições estão abertas  e você pode se matricular no site da Phorte.