Há diferença entre a prática de registro e de documentação pedagógica. Nesse sentido,  quando o assunto é desenvolver uma prática didática completa e reflexiva, é essencial lembrar que são ações diferentes e complementares. 

Inclusive, saber separá-las e como fazer cada uma dessas práticas é essencial para o sucesso do objetivo didático. 

Então, para descobrir qual é a diferença entre registro e documentação pedagógica, é só continuar a leitura. 

A importância do registro e da documentação pedagógica 

Antes de abordarmos a diferença entre registro e documentação pedagógica, vamos relembrar a importância dessas práticas. 

A principal referência do registro e da documentação é a pedagogia Reggio Emilia, que preconiza tais práticas como forma de relatar e contar as experiências da sala de aula. 

Nessa perspectiva, ao se considerar a abordagem reggiana, sabe-se que registrar e documentar são formas de garantir respeito ao aluno e ao próprio processo de ensino. Isso porque essas práticas se tornam visíveis, consequentemente, aumenta-se não só a oportunidade de refletir sobre as próprias ações dentro da classe, mas também de mostrá-las para a comunidade escolar. 

Essa relação com a comunidade, por sua vez, é essencial para o desenvolvimento dos pequenos. Isso porque o envolvimento dos pais e professores permite que a criança seja protagonista da própria história. 

É por isso que o registro e a documentação pedagógica são importantes. Eles possibilitam não apenas que o professor analise o seu desenvolvimento profissional, mas também garantem que haja investigação do processo de aprendizagem da criança. 

A diferença entre registro e documentação pedagógica: o que é registro? 

A prática de registro é feita por meio de diversos instrumentos, como máquinas fotográficas, videogravadores, cadernos etc. Nesse sentido, escolhe-se a ferramenta conforme o objetivo pretendido. 

Já que há inúmeras maneiras de registrar, abaixo listamos algumas das principais:

Diário de bordo: fazer a descrição das atividades e detalhar os acontecimentos mais importantes das aulas.

Fotografia: fotografar de modo a contar a narrativa das práticas pedagógicas  por meio das imagens. Dessa forma, a fotografia registra o processo e o resultado das atividades propostas.  

Portfólio: pode ser feito por meio de pastas físicas ou digitais. O objetivo é unir todos os relatos e registros fotográficos das atividades. Para isso, reúnem-se os dados do planejamento pedagógico, as dinâmicas, as informações sobre os alunos e a escola, enfim, tudo o que for necessário para detalhar as informações. 

Relatório de aprendizagem: descreve a evolução dos alunos durante as aulas. O propósito desse tipo de registro é analisar o progresso do estudante, apresentando os pontos positivos, os problemas superados e as intervenções feitas. 

Desse modo, os registros são os materiais produzidos pelos instrumentos escolhidos. Quando reunidos de modo estratégico e com objetivo bem claro, tornam-se documentos de grande importância para o desenvolvimento do professor. 

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A diferença entre documentação pedagógica e registro: o que é documentação pedagógica? 

Se você pensa que fazer a documentação pedagógica é unir todos os registros, você não está errado. Porém, se você acredita que isso pode ser feito sem uma estratégia metodológica, você se equivoca na parte mais importante da documentação. 

Ainda que a documentação seja a junção de todos os registros, ela não é uma coleção de informações e fotos. Nesse sentido, os registros precisam de análise para compor uma documentação efetiva e com objetivos claros e específicos. 

Paulo Fochi (2018) afirma que “Nem todo registro gera uma boa documentação pedagógica, mas toda documentação pedagógica depende de registros de boa qualidade”. Ou seja, nem tudo o que será registrado será necessário para a documentação, porque o ato de documentar precisa de: 

Orientação curricular: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece quais são os conhecimentos e habilidades que o estudante deve desenvolver ao longo da sua formação. Por isso, ao selecionar os registros que formarão a documentação, o professor deve focar o componente curricular e o objetivo da ação. 

Definição de objetivo: aqui o professor precisa ter clareza do que quer comunicar. Nesse sentido, para formar a documentação, deve-se conhecer quais são as intenções da atividade, o que se pretende comunicar com ela e como organizar as informações de forma a narrar os fatos. 

Ou seja, a documentação pedagógica é o conjunto de registros organizados conforme um objetivo didático específico. Por isso, a definição clara desse objetivo é de suma importância para a utilidade e o sucesso das práticas pedagógicas. 

Como registrar e documentar com sabedoria? 

Como você percebeu, há diferença entre registro e documentação pedagógica, pois os registros são os materiais produzidos, e a documentação é a junção desses materiais. 

Essas práticas, por sua vez, são uma das formas de respeito e de garantia de reflexão sobre o próprio processo do professor. 

Assim, como diria Paulo Freire, “ensinar exige reflexão crítica sobre a prática”. Contudo, para que essa reflexão crítica ocorra de forma efetiva, é essencial que o docente saiba como organizar os seus registros, com a finalidade de desenvolver uma documentação eficiente. 

Desse modo, é possível descobrir como registrar o seu cotidiano escolar de modo planejado, fundamentado e produtivo. Além disso, com as estratégias eficazes você economiza seu tempo e garante maior aproveitamento das suas observações. 

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