Documentação pedagógica: Por que o ato de registrar e documentar é importante?

Uma educação que tenha como princípio respeitar e escutar as crianças necessita de mecanismos para que essa escuta aconteça de fato. A documentação pedagógica promove as narrativas, ou seja, uma forma de contar a história de vida das crianças, dos adultos, de um grupo que experimenta e convive diariamente. Os registros que compõem a documentação pedagógica são memórias dessas experiências, da vida em grupo. Produzir documentação pedagógica é trabalho de autoria, portanto, de profissionais que se desenvolvem e se valorizam no trabalho. Narrativas, memórias, autoria são todos ingredientes valiosos para uma educação humanizadora. 

Documentação pedagógica: A documentação pedagógica valoriza o trabalho da equipe escolar?

A documentação pedagógica ilumina o trabalho da escola e cria um ambiente colaborativo, de criação e desenvolvimento profissional. No lugar de um trabalho isolado, mecânico, a equipe escolar que se debruça na produção de documentação pedagógica aprende, troca ideias, dá visibilidade ao seu trabalho e se maravilha com a aprendizagem das crianças. Ao compartilhar com a comunidade esse sentimento positivo em relação às crianças e suas experiências, a equipe escolar é valorizada e reconhecida em seu trabalho. Muda-se, assim, a imagem que se tem da educação infantil e da própria criança, que passa a ser reconhecida em sua potencialidade. Adultos aprendem a dar valor às ideias curiosas das crianças sobre o mundo e a levar as crianças a sério. Quem não quer fazer parte de um ambiente assim? 

Documentação pedagógica: Tipos de registros que você precisa conhecer

Uma documentação pedagógica é formada por diferentes tipos de registros, que são organizados a depender do seu objetivo e da sua função, razão pela qual é importante conhecê-los para enriquecer o trabalho pedagógico. Podemos, por exemplo, organizar portfólios para dar visibilidade às aprendizagens das crianças, evidenciando processos. Podemos utilizar o diário de bordo para registros reflexivos do professor sobre o seu fazer, instrumento importante para dar saltos de qualidade em sua prática. Relatórios, mini-histórias, pôsteres, álbuns, mapas conceituais, enfim, são vários tipos de registros que auxiliam o trabalho do professor na tarefa de oferecer às crianças e aos bebês contextos de experiências ricas com as diferentes linguagens.

 

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Esta notícia foi escrita por: Profa. Dra. Ana Lúcia Borges