Registro e Documentação pedagógica: A documentação pedagógica no contexto da educação infantil

Falar de registro e documentação pedagógica é falar de um trabalho pautado nas novas imagens de criança, de escola de educação infantil e de processo de ensino e aprendizagem. A educação infantil brasileira, hoje, conta com uma rica contribuição de diferentes campos de conhecimento e de influências mundiais reconhecidas pelo trabalho de excelência com bebês e crianças pequenas. A documentação pedagógica é parte relevante na garantia do trabalho de qualidade que queremos ver em nossas escolas. Então, professores e professoras de educação infantil precisam conhecer os princípios e as diretrizes que fundamentam a documentação, ou seja, para que, por que e como documentar.

Registro e Documentação pedagógica: Afinal, o que é documentação pedagógica?

Diferentes autores, brasileiros e estrangeiros, discutem e definem documentação pedagógica. É importante conhecermos as diferentes contribuições e experiências, como, por exemplo, a de Reggio Emília na Itália.  Para início de conversa, vale destacar que documentação pedagógica é todo um trabalho criativo, investigativo e colaborativo de professores, que se realiza no ato de observar, levantar perguntas orientadoras, registrar, interpretar, refletir sobre sua prática, projetar ações futuras, enfim, todo um conjunto de ações que culminam em uma documentação que comunica e dá visibilidade ao trabalho pedagógico e às experiências das crianças.

Registro e Documentação pedagógica: Qual é o grande erro ao se falar de documentação pedagógica?

Documentação pedagógica não pode ser compreendida simplesmente como um apanhado de registros, fotografias, produções das crianças etc. Todos esses registros mencionados podem fazer parte da coleta de material para a documentação, porém, se não forem analisados, interpretados, nem tampouco servirem para refletir sobre a prática, dar encaminhamentos, comunicar as experiências das crianças e suas aprendizagens, não podemos chamá-los de documentação pedagógica.

Faça sua inscrição na Pós-graduação em Documentação Pedagógica da Faculdade Phorte.

Esta notícia foi escrita por: Profa. Dra. Ana Lúcia Borges