Você já ouviu falar do documento que estabelece os pilares para uma educação infantil de qualidade, que pensa o indivíduo em sua integralidade e integração ao meio em que vive? 

Um relatório entregue à UNESCO, chamado Educação Um Tesouro A Descobrir, trata da preocupação em dar ferramentas para que os estudantes trabalhem não só as questões cognitivas e práticas, mas também as sociais que, em primeira e última instância, se relacionam com como estar no mundo e agir de maneira comunitária e social.

Portanto, os pilares da educação são 4:

– Aprender a conhecer
– Aprender a fazer
– Aprender a conviver
– Aprender a ser 

Eles dão conta de um conjunto de práticas, que vão desde o aprendizado em sala de aula até a preparação para que se forme um adulto capaz de articular conhecimento e autoconhecimento, e aplicar isso no mundo.


O que trata cada um dos pilares?

O pilar “Aprender a conhecer” traz a perspectiva do que se dá em sala de aula mesmo. Quando os estudantes adquirem a possibilidade de estar em contato com partes de sua intelectualidade e cognição, as quais tornam possível a apreensão das informações e conhecimentos compartilhados ali, assim como, são induzidos a entender como os aprendizados interferem em sua jornada. 

Quais as partes que fazem sentido para o que precisam. Quais as formas que melhor dialogam com seus interesses.

E, por fim, como aplicarão neles mesmos e em sua convivência em sociedade

O segundo pilar, “Aprender a fazer”, o convoca a aplicar os conhecimentos adquiridos no “Aprender a conhecer”. Os dois andam juntos e a ideia aqui é que sejam relacionados e trabalhem para o mesmo fim, que é a capacidade do aluno/cidadão conectar ideias e atitudes. 

O terceiro pilar, mais relacional do que os primeiros, traz a ideia do “Aprender a conviver”.

Em relação a esse pilar, que apresenta-se como um desafio em todos os ambientes onde os seres sociais transitam, a escola tem papel fundamental ao propor, durante toda a formação, que existem diferenças entre todos, sim, e que o principal é aprender a conviver, respeitar, dialogar e trabalhar com indivíduos com visões e valores diferentes uns dos outros. 

É um desafio, pois a todo momento ambientes e climas de competições são criados ou incitados. Muitas vezes visto como algo positivo.

No entanto, isso só contribui para que, cada vez mais, seja difícil trabalhar em conjunto, para atingir um objetivo em comum. 

Esse desafio está presente tanto no ambiente escolar e profissional quanto “do lado de fora”, nas convivência em geral. 

O quarto pilar “Aprender a ser” apresenta uma síntese de todos os outros. E é o resultado do trabalho feito. Aqui o indivíduo se volta para si, faz uma avaliação do que ocorreu em todo o processo e vai rumo à sua interação com o mundo.

 

Mas e a educação infantil?

Quando um trabalho educacional é bem estruturado e aplicado, o mundo inteiro vibra. Pois o mundo inteiro sai ganhando. 

Então, pensar os pilares nessa perspectiva da educação infantil é convocar desde cedo a transformação geral e individual do meio.

O primeiro pilar “Aprender a conhecer” opera, na educação infantil como esse lugar primeiro de conscientizar a todos sobre a autonomia e a responsabilidade que se tem de criar para si a trilha que se quer criar educativa, individual e socialmente. 

Despertar, desde cedo, em cada um dos pequenos, a necessidade de tomar posse de seu livre-arbítrio, cria cidadãos altamente comprometidos com os rumos social, político e global.

O segundo pilar, que trata do “Aprender a fazer”, se bem trabalhado o primeiro, se dá no mesmo sentido da necessidade de, adquiridas as bases para o conhecimento e seu desenvolvimento, é hora de aplicar o que conheceu. Já com a segurança do “poder fazer” o que achar que é melhor, do modo que achar melhor. 

Já o terceiro, “Aprender a conviver”, que se apresenta como um desafio, em se tratando de etapas (ou séries) mais “avançadas” da vida escolar, se for trabalhado desde cedo, desde a educação infantil, será o que dará os melhores frutos. Pois a criança, novamente, tem em si todas as capacidades e potencialidades de trocar com o mundo. Ela é quem mais se beneficia do contato com a diferença. E ela quer isso. É assim que acontece a riqueza de conhecimentos. 

Portanto, é o pilar mais importante da educação infantil.

O que dá abertura e margem para que o quarto pila “Aprender a ser” se conclua de maneira completa e bem embasada. 

Ao serem aplicados esses pilares da educação na educação infantil, mesmo com o mundo sendo esse lugar de constante e frenética modificação, nunca configurará um local de desencontro, desencanto ou inadequação desse ser que passou por essas etapas. Pois será instaurado em seu DNA as ferramentas para olhar e entender-se socialmente. 

E ele saberá que esse “olhar” e esse “entender” será um exercício necessário constantemente. 

Quase que de minuto a minuto.

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Esta notícia foi escrita por: Profa. Ma. Ana Lúcia Borges