Educação física escolar, gênero e raça foi o tema de uma das palestras do Simpósio Educação Física, Escola e Sociedade, organizado pela Pós Phorte. A palestra foi proferida pelas professoras mestras Valdilene Nogueira e Carolina Nóbrega, e pela professora doutora Marie Luce Tavares, docentes do curso de Pós em Educação Física, Escola e Sociedade.
“Se engana quem pensa que essas questões [gênero e raça] não nos perpassam na educação física escolar. Só quem dá aula, quem atua nas escolas, sabe como são importantes”, apontou a professora Valdilene.
De acordo com a professora Carolina, o racismo é um problema social muito complexo e existe dentro da escola. Existem manifestações racistas, ciclos discriminatórios e preconceitos.
“Na escola acontece um processo de desresponsabilização, e na educação física não é diferente. […] A educação física precisa se perguntar: ‘qual é a minha contribuição para acabar com o racismo?’”, comentou a professora Carolina.
Outros pontos a serem considerados, como pontuado pela professora Carolina, são: o silenciamento, o racismo estrutural, a confusão entre bullying e racismo, a desresponsabilização da equipe docente, a falta de trabalhar práticas pedagógicas antirracistas, entre outros. “As instituições são racistas, e por que elas são racistas? Porque a sociedade é racista”, afirmou a professora Carolina.
“Queria enfatizar que a gente tivesse um olhar inclusive interseccional, para pensar nas identidades e nesses atravessamentos. Se a gente traz aqui a questão das relações étnico-raciais [é preciso] pensar também as relações de gênero e sexualidade, e como a escola tem uma responsabilidade do que a gente chama de reprodução e produção dessas subjetividades. Nesse sentido, qual é o papel da educação física?”, complementou a professora Marie.
Para conhecer toda a discussão e as reflexões trazidas pelas professoras, acesse o material do Simpósio Educação Física, Escola e Sociedade na íntegra.
Você também pode gostar de:

Simpósio Educação Física, Escola e Sociedade

A discussão completa sobre “Educação física escolar, gênero e raça”, feita pelas profissionais citadas, está disponível no YouTube e pode ser acessada na página do Simpósio Educação Física, Escola e Sociedade.
Durante o evento, também foram abordadas as seguintes temáticas:
•  Educação Física Escolar e Sociedade
Palestrantes: Profa. Ma. Valdilene Nogueira, Prof. Me. Pedro Bonetto, Prof. Dr. Daniel Maldonado
• Educação Física com a Educação Infantil
Palestrantes: Profa. Ma. Valdilene Nogueira, Prof. Me. Uirá de Siqueiras Farias e Profa. Ma. Maria Celeste Rocha
•  Narrativas docentes e a Educação Física no ensino fundamental
Palestrantes: Profa. Ma. Valdilene Nogueira, Prof. Me. Bruno Meireles e Prof. Me. Gabriel Spolaor
• Educação Física Escolar, gênero e raça
Palestrantes: Profa. Ma. Valdilene Nogueira, Profa. Ma. Carolina Nóbrega e Profa. Dra. Marie Luce Tavares

Conheça a Pós em Educação Física, Escola e Sociedade

Coordenado pela professora Valdilene Nogueira e pelo professor Uirá Siqueira, a Pós em Educação Física, Escola e Sociedade tem o objetivo de promover uma reflexão crítica sobre o contexto social e as práticas corporais.
Assim, o profissional de educação física que atua em sala de aula consegue atualizar seus conhecimentos na área para compreender melhor a complexidade do universo escolar e potencializar suas práticas político-pedagógicas nos variados níveis da Educação.
Para isso, a pós conta com professoras e professores qualificados e com experiência de mercado, além de uma matriz curricular que aborda assuntos como:  função social da Educação Física no século XXI; temas emergentes e práticas corporais; ciclos de escolarização; e muitos outros assuntos dentro de cada disciplina.