Considerado uma das mais eficientes estratégias de marketing digital da atualidade, SEO (Search Engine Optimization), ou “otimização dos sites para os motores de busca”, é um conjunto de técnicas que envolve a arquitetura de um site e sua otimização de acordo com os mecanismos de busca, tais como Google, Yahoo, Bing e outros, tendo como principal foco fazer com que o seu site apareça nas primeiras posições nas pesquisas orgânicas. Todavia, como 90% das buscas na internet são feitas no Google, o foco hoje será como alcançar as primeiras posições no Google.

Como o Google funciona?

Imagine você entrando em uma livraria para comprar um livro, e esse livro tem que abordar o tema “marketing digital” ou “como conseguir a primeira posição no Google?”. Essas duas requisições são as palavras-chave que o vendedor precisa para buscar no sistema quais são os livros de marketing que trazem esses termos. O Google funciona da mesma forma: ele busca na web e mostra para o internauta as melhores referências de site que falam sobre o assunto procurado.

Mas calma! Estar na primeira página e nas primeiras posições não é uma tarefa fácil para um site, e este precisará implantar algumas estratégias de SEO, isso tanto em relação à parte de tecnologia da informação, ou seja, como o site foi desenvolvido, como em relação à maneira como os produtores de conteúdo estão trabalhando a produção dessa reputação offpage e onpage.

O que é SEO onpage e SEO offpage?

Estratégia SEO onpage são todas as ações de construção de páginas dentro do seu site ou blog com foco em otimizar o conteúdo produzido. Essa técnica tem influência direta no departamento de T.I., uma vez que todas as páginas precisam possuir:

– título da página configurável;
– URL amigável, configurável para que no link tenha as palavras-chave relacionadas ao título e, de preferência, separadas com hífen (-);
– site responsivo, ou seja, que consiga se adaptar a todos os dispositivos, tais como: celulares, tablets e computadores;
– meta tag description, que é essencial para que o seu site seja visto na SERP (termo técnico para as pesquisas mostradas no Google).

Assim, quando bem descrita, sua página poderá atrair mais visitantes que uma página que tem uma metadescrição com poucas informações.

Pensando nessas condições básicas de otimização do site, os profissionais de conteúdo têm a missão de cuidar da elaboração das seguintes ações:

– Escolher a palavra-chave de foco.
– Analisar palavras similares para complemento e enriquecimento do texto.
– Adicionar a palavra-chave no título da página e referenciar com o elemento, mostrando para o Google a importância dessa palavra.
– Ao longo do texto, usar referências com a palavra-chave. Nessa hora, podem ser usadas palavras similares dentro de uma pergunta. Tente pensar como as pessoas buscariam.
– Pense se todas as dúvidas que você levantou foram tiradas para o leitor, assim você terá um conteúdo sólido e que será de grande valia para o seu leitor e para os motores de busca.

Estratégia SEO offpage é a forma como o seu site mostra para os buscadores como você é visto e se relaciona com outros sites da web. Uma das formas mais importantes para uma estratégia offpage é a criação de linkbuilding, por meio do qual os sites externos referenciam a sua página pelo link de seu site ou com hiperlink junto a uma palavra-chave. Assim, os motores de busca entenderão que o seu site é relevante por receber indicações de outros sites.

Uma grande novidade é que nem sempre o seu site precisa receber o link para ganhar força. Basta apenas que sua marca seja citada dentro de um conteúdo que o Google e outros entenderão a referência.

Em breve, traremos mais conteúdos que serão abordados na Pós em Marketing Digital da Faculdade Phorte. Fique de olho!