Gestante pode fazer atividades físicas? Não só pode como deve. A prática de atividades físicas traz inúmeros benefícios para as mulheres grávidas. Por isso, a orientação adequada é essencial, o que mostra a importância do médico do esporte para a gestante.

Assim, o médico do esporte deve conhecer as necessidades e as limitações desse grupo, porque as grávidas saudáveis podem realizar exercícios com regularidade. Contudo, é preciso atentar-se ao volume de peso, à sobrecarga, à intensidade e à modalidade. Com essas orientações, a gestante e o bebê terão benefícios com as atividades.

Dessa forma, encontrar um profissional que saiba quais atividades recomendar é necessário. Essa busca precisa de atenção, pois apenas o acompanhamento adequado do profissional especializado garante a avaliação e a orientação adequada às gestantes.

Para saber quais atividades são recomendadas e qual profissional procurar, continue a leitura.

A relevância do médico do esporte para a saúde da gestante

Embora a prática de atividades físicas seja essencial para a saúde da gestante e do bebê, em algumas situações, ela é contraindicada. Assim, em alguns casos, como mulheres cardiopatas, com incompetência istmocervical, sangramentos persistentes e risco de parto prematuro, não se recomenda exercícios. Isso porque não há como prescrever a prática com limite de segurança.

Ainda, gestantes de múltiplos também entram nesses casos, mas apenas após a 30ª semana de gestação. Antes disso, a avaliação correta é o caminho para se atingir o bem-estar.

Entretanto, se a grávida estiver com boa saúde, ela pode fazer atividades físicas durante toda a gravidez. Dessa forma, a atividade  moderada, em uma periodicidade de 3 a 5 vezes por semana, durante 30 minutos, é considerada ideal. Ressalta-se, porém, que ainda não há padronização sobre essa recomendação, o que mostra a necessidade de atendimento especializado.

Nesse contexto, o médico do esporte é uma figura importante para a grávida que pratica exercícios. Uma das subespecialidades da Medicina Esportiva é a Ginecologia do Esporte, área voltada para a prática de atividades físicas da mulher em qualquer fase da vida. Contudo, durante a gravidez, essa especialidade ganha importância, já que a grávida precisará de adaptações constantes.

A preocupação com a adaptação acontece porque, em cada fase, a gestante precisará adequar a carga, o peso e a intensidade. Isso precisa acontecer para que o feto não corra riscos. Dessa forma, algumas atividades são as mais indicadas para essa fase tão importante.

Você também pode gostar destes textos:

Medicina esportiva e futebol de campo

Medicina esportiva para a terceira idade

Saiba quais atividades físicas as gestantes podem fazer

Algumas atividades são mais recomendadas do que outras para as gestantes. Por isso, o profissional precisa considerar todo o contexto e a saúde integral da paciente. Dessa forma, algumas atividades são mais recomendadas:

• Aeróbica: nessa modalidade, a gestante pode realizar caminhadas e atividades aquáticas que têm efeito positivo na melhora de edemas.
  • Força: nessa modalidade, podem ser feitas as atividades como Pilates e musculação. Um dos benefícios dessas práticas é a preparação do abdome e do assoalho pélvico para o trabalho de parto.
  • Relaxamento: uma das principais atividades dessa modalidade é a ioga, que ajuda a melhora postural e o alívio das dores da lombar e da pelve.

Quais as recomendações para as gestantes?

Segundo um artigo publicado na Revista Brasileira de Saúde Física e Saúde, há várias recomendações para as gestantes que praticam atividades físicas:

• Gestantes saudáveis podem realizar atividades físicas moderadas entre 150 e 300 minutos por semana.
  • Gestantes saudáveis e que já faziam exercícios podem fazer atividades mais intensas: entre 75 e 150 minutos por semana.
  • Gestantes ativas antes da gravidez podem manter a rotina.
  • Gestantes não ativas antes da gravidez podem iniciar a prática de atividade física em qualquer momento, mas de modo gradual, com práticas leves e moderadas.

O médico do esporte e Ginecologia no esporte

Percebe-se que o médico do esporte tem grande influência em grupos específicos. Por isso, qualquer médico já especializado pode fazer a Pós-Graduação em Medicina Esportiva.

No caso das gestantes, um ginecologista com especialização em Medicina do Esporte pode indicar as atividades ideais e compreender todo o quadro da paciente de uma perspectiva multidisciplinar.

Isso porque o trabalho multidisciplinar é o segredo para que a atividade física durante a gestação seja um sucesso. Todos os profissionais da Saúde que prestam assistência durante a gestação devem estar familiarizados com as contraindicações, os sinais e os sintomas que sugerem que a rotina de atividade física deva ser modificada ou interrompida.

O médico do esporte, por sua vez, pode associar seu conhecimento da primeira especialização, caso a tenha, para encurtar esse caminho e facilitar a vida da gestante. Com isso, o acompanhamento fica bastante localizado e interativo.

A Pós-Graduação em Medicina Esportiva na Phorte

A Pós-Graduação em Medicina Esportiva da Faculdade Phorte conta com uma grade curricular completa, para que os alunos possam vivenciar situações práticas com professores, médicos, nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas e, claro, ginecologistas. Com o conhecimento obtido, ajudar a saúde da gestante, de modo integral e integrado, será totalmente possível.

Conheça a nossa grade curricular e o nosso programa no site da Phorte, e saiba como ser esse profissional extremamente importante não só para mulheres grávidas, mas também para todos os pacientes que queiram fazer uma atividade física.