Muita gente se pergunta se, ao se graduar, deveria dar continuidade aos seus estudos e cursar uma pós-graduação. E se a resposta for sim, vem a dúvida sobre quais caminhos seguir.

Mas será que optar por continuar a formação precisa representar um caminho difícil, tanto pela escolha do curso quanto pela escolha da instituição?

A resposta é não, e este artigo existe para provar a você que escolher um curso e onde cursá-lo pode ser algo rápido e prazeroso.

Então, vamos descobrir qual a melhor pós-graduação na área da educação.

Antes, porém, você precisa participar de uma importante discussão. Veja no tópico a seguir:

Pós- graduação: Por que fazer uma pós-graduação em Educação?

Todos sabemos que, atualmente, quem está na vida acadêmica está inserido em um contexto cada vez mais conectado, onde as informações giram globalmente e com uma velocidade absurda.

Seja qual for o nível de educação em que você atua ou deseja atuar, ou seja, da educação básica ao ensino superior, espera-se que você seja o tipo de profissional que não para no tempo, que acompanha o que está circulando mundialmente na educação e que se apropria dos conhecimentos mais específicos do seu campo de atuação.

Hoje se reconhece que o sucesso dos alunos, dos bebês e das crianças pequenas em suas trajetórias de aprendizagem está diretamente associado ao trabalho que o professor realiza. Portanto, não basta ser graduado em determinada área para apresentar um desenvolvimento docente satisfatório. É preciso mais para trabalhar em uma área tão complexa.

Na lista a seguir, você encontrará os principais cursos e instituições brasileiras que oferecem pós-graduações na área de Pedagogia, para entrar em contato com esse universo que levará você a conquistar uma importante evolução profissional.

 

– Pós-graduação em Educação Infantil

A educação dos bebês e das crianças pequenas em creches e pré-escolas avançou muito nos últimos anos, a partir do acúmulo de estudos, pesquisas e experiências nessa área, tanto no Brasil como em outros países que são, hoje, referência na educação infantil. A pós-graduação em Educação Infantil é um mergulho na especificidade teórica e prática do trabalho com bebês e crianças pequenas. 

 

Pós-graduação em Educação Infantil numa Perspectiva Pikleriana

Essa perspectiva de educação infantil, desenvolvida e difundida a partir da Segunda Guerra Mundial pela pediatra Emmi Pikler, destina-se a ressignificar nosso olhar e nosso fazer onde quer que haja uma criança de 0 a 3 anos de idade.

Ela se baseia em princípios norteados pela ideia central de que o desenvolvimento de bebês e crianças precisa se dar de maneira livre mas atenciosa, e de que os bebês são capazes de estabelecer seu próprio ritmo de aprendizagem e relação com o mundo.

Nessa abordagem, os educadores, os pais e o ciclo de referência não interferem quando o assunto é o brincar ou se movimentar pelo espaço vencendo os desafios corporais.

  

– Pós-graduação em Educação Física, Escola e Sociedade

O curso busca entender a sociedade e o ambiente escolar, tudo o que envolve a prática esportiva no âmbito educacional, e trazer aos profissionais o que de mais importante eles podem adquirir de visão global para aplicar em sua prática.

É um estudo de educação física não isolado e direcionado ao diálogo entre corpo social, corpo docente e discente e corpo físico.

 

– Pós-graduação em Gestão Escolar

A gestão de uma unidade escolar exige a coordenação dos diferentes meios para se atingir o maior objetivo da educação: a formação plena dos bebês, das crianças e dos estudantes. Para tanto, é preciso desenvolver a capacidade de liderança pedagógica e de mediação de relações, bem como a capacidade de gestão dos recursos financeiros, materiais, de espaço físico e de toda a estrutura organizacional, visando à garantia da qualidade do trabalho pedagógico.

Sabe-se também da necessidade de construção de uma relação de parceria com as famílias e com toda a comunidade escolar, baseada nos princípios de uma gestão democrática, algo que não é fácil de se realizar.

Estas e outras competências próprias de gestores e gestoras escolares precisam ser desenvolvidas, e é o que se busca em um curso de pós-graduação: competência técnica fundamentada em conhecimento sobre as grandes questões da educação contemporânea.

 

– Pós-graduação em Docência do Ensino Superior

A partir de práticas pedagógicas atuais da docência na graduação, o profissional entrará em contato com conhecimentos para desenvolver competências cognitivas e pedagógicas visando à atuação em universidades e centros universitários.

 

– Pós-graduação em Letramento e Alfabetização

A alfabetização é a área que concentra os estudos que compreendem o processo de apreensão e desenvolvimento das competências de ler e escrever.

Já o letramento trata da função e da dimensão que colocam a escrita e a leitura como instrumentos de integração social.

 

 – Pós-graduação em Neurociência e Psicopedagogia

A Neurociência é a área que estuda o sistema nervoso, formado pelo cérebro, pela medula espinhal e pelos nervos periféricos, e suas ligações com toda a fisiologia do corpo humano

A Psicopedagogia alia aspectos da pedagogia e da psicologia, razão pela qual é muito procurada entre os alunos e graduados.

O profissional que opta por seguir nesse ramo de especialização pode atuar tanto em clínicas e hospitais quanto em escolas, abordando questões de distúrbios de aprendizagem e investigando técnicas especiais para tratar de determinados problemas.

– Pós-graduação em Registro e Documentação Pedagógica

Registrar e produzir documentação pedagógica tornou-se parte essencial do trabalho da Educação Infantil, sem a qual não se sustenta uma Pedagogia da Infância baseada na escuta e na ampliação das experiências dos bebês e das crianças pequenas nas mais diferentes linguagens. Esse curso de pós-graduação oferece ao cursista conhecimentos sobre os princípios e os conceitos que fundamentam esse trabalho.

No curso, aprende-se a elaborar na prática as diferentes formas de registro com a qualidade estética e pedagógica que uma documentação requer, bem como promove-se o desenvolvimento dos pensamentos reflexivo, crítico e criativo, competências estas necessárias ao profissional da Educação Infantil e inerentes à produção de documentação pedagógica.

 

 – Brincar na Educação Infantil: livre, heurístico e simbólico

Todos costumam dizer que brincar é muito importante na Educação Infantil, mas saber disso não é suficiente para quem trabalha ou deseja trabalhar nas escolas de educação infantil. Brincar é eixo do currículo da Educação Infantil e, portanto, é necessário saber o porquê, quais são as diferentes formas do brincar e qual o papel do professor, ou seja, como ele pode organizar contextos de brincadeiras e potencializar a aprendizagem nesses momentos tão ricos de significados. 

Esta pós-graduação discute isso e muito mais, para que o profissional saiba propor contextos brincantes e educativos aos bebês e às crianças sob sua responsabilidade.

Faculdade Phorte: Onde encontrar alguns dos melhores cursos na área de educação

A Faculdade Phorte tem excelência quando o assunto é educação e oferece a melhor estrutura para pós-graduação na área de educação. São cursos de pós-graduação presenciais, online e semipresenciais, em diversas áreas da educação.

São eles: Educação Infantil; Educação Infantil numa Perspectiva Pikleriana; Educação Física, Escola e Sociedade; Registro e Documentação Pedagógica; Brincar na Educação Infantil: livre, heurístico e simbólico.