A discussão sobre a Educação Física inclusiva passa pela reflexão sobre o tipo de educação que se pretende na atualidade, de modo geral.

Nesse sentido, em um ambiente educacional inclusivo, não há distinção entre os estudantes e todos devem participar ativamente das aulas. Ou seja, não há separação entre os alunos com e sem deficiência, pois o direito de viver em comunidade é assegurado. 

A Educação Física inclusiva contemporânea, dessa forma, também deve enfocar as pessoas e suas singularidades, de modo que isso se estenda para as outras áreas educacionais também. 

Breve história da Educação Física inclusiva

O esporte para pessoas com deficiência começou após a Segunda Guerra Mundial, pois estava relacionado à reabilitação dos profissionais que perderam algum tipo de movimento ou tiveram impedimentos permanentes. Nessa época, o esporte era visto como auxiliar do tratamento médico.

Em 1950, o Brasil introduziu o esporte adaptado, inclusive com o crescimento dos esportes paralímpicos. 

Essa evolução influenciou o ambiente da escola que, antes, não permitia que o estudante com deficiência participasse das aulas de Educação Física. Essa exclusão fazia que eles procurassem lugares fora do ambiente escolar para se exercitarem.

Com o passar dos anos, a necessidade de uma Educação Física que permita a participação de todos os alunos nas atividades se tornou primordial para garantir a inclusão efetiva. 

Esse assunto se tornou tão relevante, que as atuais convenções de direitos humanos têm preconizado essas práticas.

Qual a diferença entre Educação Física inclusiva e a adaptada?

Quando o assunto é alunos com deficiência, a prática escolar da Educação Física passa pela linha da Educação Física inclusiva e a da adaptada. Entretanto, há diferenças entre elas: 

Educação Física Adaptada: nesta prática, os alunos com deficiência praticam atividades separados dos outros estudantes. Um exemplo é o vôlei sentado, voltado para as pessoas com deficiência física. 

Educação Física Inclusiva: todos os estudantes praticam a mesma atividade. Aqui, há alterações e adaptações de regras do jogo para a integração de todos. Assim, como demanda adaptações, a Educação Física inclusiva tem o papel de integrar e garantir o bom convívio social dos alunos. 

Você também vai gostar de:

Conheça os direitos da criança segundo a abordagem Pikler

Quais são os cursos de pós-graduação em Educação?

A importância da Educação Física inclusiva

Na área de Educação Física, é fundamental compreender que o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor de todos os estudantes é um objetivo central. 

Nesse contexto, a abordagem inclusiva se destaca, garantindo que os alunos participem de todos os conteúdos, sem separação. 

Desse modo, ao contrário de uma Educação Física seletiva e esportiva, a inclusiva tem foco na promoção do conhecimento da cultura corporal em sua plenitude, não se restringindo apenas às habilidades motoras.

A Educação Física, então, é mais do que simplesmente aprender a jogar um esporte ou a realizar determinadas atividades físicas. Ela é um componente curricular que visa desenvolver diversas habilidades em todos os alunos, não apenas as aptidões físicas, mas também as competências emocionais e cognitivas. 

Para atender a esse componente, ela pode considerar a diversidade de recursos disponíveis, como equipamentos esportivos, infraestrutura especial, equipe de apoio e intérpretes de Libras.

Além disso, os jogos e as brincadeiras da Educação Física, que têm regras e procedimentos específicos, podem ser alterados e adaptados de acordo com as necessidades do grupo.

Isso permite a personalização das atividades para atender às capacidades e aos interesses individuais dos alunos. Ainda mais, essas adaptações desenvolvem a criatividade e permitem que a inclusão ocorra de modo interativo.

É possível também incentivar a criatividade, encorajando a invenção de novos grupos, atividades, inclusive com a construção coletiva de novos jogos. 

Essa abordagem promove a participação ativa de todos os alunos, enriquecendo a experiência educacional na área de Educação Física.

Entretanto, para isso acontecer, é necessária uma reflexão sobre a própria prática. 

A importância da reflexão na Educação Física escolar inclusiva

Neste tópico, não abordaremos a importância da reflexão escolar por parte dos alunos. Claramente, essa reflexão vai acontecer com os pequenos, principalmente no que se refere a questões importantes, como inclusão. 

Entretanto, aqui falaremos sobre a importância da reflexão na prática docente, reflexão essa que o professor deverá ter para oferecer uma aula que não exclui. 

Assim, segundo Campos, Cruz e Cavalcante (2021), o papel do professor precisa passar pela prática pedagógica contemplativa, ou seja, deve analisar e contribuir para o desenvolvimento do aluno de modo integral. 

Para isso acontecer, porém, o professor precisa estar disponível e aberto para entender as especificidades e as demandas dos alunos. Mais do que isso, o professor precisa reconhecer a sua prática como elemento fundamental do processo de humanização do ambiente escolar. 

Desse modo, a reflexão crítica sobre a prática deve passar por: 

Metodologia: o docente deve planejar uma forma de transmitir a metodologia com facilidade, pensando em como os estudantes poderão ficar interessados e motivados.

Didática: adaptar os programas para que a transmissão dos saberes fique mais simples. 

Processo de ensino e aprendizagem: entender os interesses e as necessidades dos estudantes. Além disso, é preciso verificar se as atividades solicitadas estão surtindo efeito, para que os ajustes sejam feitos quando necessários. 

 

Seja um profissional que reflete sobre a própria prática

“É pensando criticamente a prática de hoje e de ontem que se pode melhorar a próxima prática” (Freire, 1996, p. 39). 

Desse modo, criar projetos que respeitem a capacidade corporal do estudante é papel da Educação Física inclusiva. Ao mesmo tempo, é papel do professor desenvolver as competências para oferecer o melhor tipo de aula para eles. 

Sabendo disso, a Faculdade Phorte oferece a pós-graduação em Educação Física, Escola e Sociedade, para que você possa se tornar um profissional cada vez mais crítico e reflexivo sobre o seu fazer docente. 

Então, clique aqui para saber mais sobre o curso.