Para garantir as condições obrigatórias para a sobrevivência de qualquer empresa americana, o presidente Clinton, nos anos 90, reinventou o governo americano com o lançamento do programa National Performance Review. Esse programa era um novo paradigma de empreendedorismo, devido às drásticas mudanças políticas, sociais e tecnológicas que estavam acontecendo no mundo.

É interessante observar que o artigo publicado pelo professor Kelada, em 1993, na revista Quality Progress, destacava a predominância da reengenharia como uma abordagem amplamente discutida naquele período. A reengenharia era vista como uma necessidade para as empresas que desejassem sobreviver e se manterem competitivas.

Embora não seja possível afirmar com certeza que o atual cenário no Brasil é idêntico ao daquela época, é possível perceber que os desafios enfrentados pelas organizações continuam relacionados a constantes mudanças. 

Para saber quais são esses desafios e quais são as condições para a sobrevivência de qualquer empresa, continue a leitura. 

Os principais desafios para a sobrevivência empresarial

A rápida evolução tecnológica, as transformações sociais e os cenários políticos e econômicos em constante mutação têm impacto significativo nas empresas. Como consequência, exigem adaptações e inovações contínuas dos gestores. 

O processo de inovação contínua é necessário porque, para uma empresa se manter competitiva, ela não pode considerar que qualquer processo esteja perfeito. Ou seja, ela deve manter constante aprimoramento, seja nos processos, seja nos produtos ou serviços. 

Devido a isso, manter a condição de sobrevivência de uma empresa é um desafio se o gestor não se permitir mudar e realizar mudanças. Isso acontece porque toda mudança rompe a rotina e impõe uma ruptura em relação ao passado, passando do certo para o incerto. 

Como consequência, gera-se o medo, que é uma reação natural quando nos deparamos com o desconhecido. Contudo, inovar não é opcional se a empresa quiser sobreviver na atual realidade. Por isso, o medo deve ser superado, e todos os esforços, como permitir a participação dos funcionários para criar estratégias novas ou estudar as oscilações do mercado, devem ser feitos. 

Você também pode gostar: 

A importância de mapear a jornada do cliente

Saiba a diferença entre o mundo VUCA e o BRIGHT

Quais são as condições obrigatórias para a sobrevivência da empresa? 

A competitividade influencia cada vez mais o planejamento estratégico das empresas. Por conta disso, o uso de metodologias é indispensável para o levantamento de informações e o uso destas de modo eficiente. 

Para que isso ocorra, a simplicidade e a eficiência são os princípios-chave para uma boa condição de sobrevivência. Nesse sentido, a análise SWOT (FOFA em português) é uma ferramenta importante. Ela gera capacidade de visualização das informações internas e externas das organizações. Com ela, é possível descobrir as forças, as fraquezas, as ameaças e as oportunidades. 

Com esses elementos, é possível concentrar-se nos processos. Devido a essa concentração, o gestor que não tem medo de mudanças pode entender como aprimorar os processos de modo eficiente. 

Essa eficiência, por sua vez, também requer que o gestor tenha liderança e habilidade de comunicação. Tais elementos são indispensáveis porque, em um cenário de sucesso, o líder deve ter um bom relacionamento com seus subordinados. Para manter essa relação produtiva, é importante que não haja segredos ou informações desconexas, que podem gerar falhas de comunicação e, consequentemente, problemas para a equipe como um todo. 

Por fim, o trabalho em equipe é vital para a obtenção de resultados. Estes, então, são consequência do comprometimento de todos, o que gera a cultura do engajamento.

Aprenda a manter a sua empresa competitiva 

Ter conhecimentos teóricos e aprender na prática com profissionais experientes é uma forma de garantir que a sua empresa se mantenha competitiva e se desenvolva cada vez mais.  

Por querer que você se desenvolva com isso, a Faculdade Phorte trouxe o curso de extensão “Campo de Batalha: O caminho da competitividade na nova realidade do mercado”.

 Além de ter acesso a 30 horas de conteúdo totalmente adaptado à nova realidade, você terá direito a uma mentoria participativa, totalmente focada na sua empresa. 

Inscreva-se agora no curso e garanta inúmeras boas decisões para o sucesso da sua empresa.